O ‘’Quiet Qutting’’ (demissão silenciosa) pode efetivamente ser um sinal de que um trabalhador não está feliz na posição em que está ou de que está a sofrer de burnout.
Por muito que se fale de esgotamento profissional e das melhores formas para lidar com este tipo de situação, a demissão silenciosa parece surgir como uma forma fácil de o profissional lidar com o burnout – aliviando o stresse de forma quase imediata.
Se estivermos perante alguém que está insatisfeito com a falta de oportunidades de crescimento na empresa, com o baixo salário ou com a sensação de desrespeito, é provável que esta pessoa comece a optar por aderir à tendência.
Contudo, também pode significar que os trabalhadores estão prontos para mudarem de posição ou até procurarem um novo emprego – Tudo depende das motivações de cada um.
Como evitar esta situação?
Para os empregadores, a melhor maneira para evitar a falta de motivação do trabalhador é melhorando a experiência no local de trabalho.
Isto é, conversar com os profissionais, reunir comentários e discutir o que pode ser alterado para que se sintam valorizados.
Além disso, é crucial que se certifique se as cargas horárias são realistas e que existem limites para manter um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
No fundo, o objetivo é estabelecer uma relação saudável, aberta e honesta com os trabalhadores para que seja possível haver um diálogo onde os pontos fracos consigam ser transformados.
Outro aspeto importante é o facto de os empregadores deverem ajudar os profissionais a gerir o stress e certificarem-se de colocar a saúde mental como prioridade em qualquer situação.
Uma boa forma para o fazer é através da implementação de reuniões regulares e informais.
Este termo é utilizado para identificar prestadores de serviços externos para a gestão de empresa. Também é considerado a externalização dos serviços para agregar conhecimento numa só empresa.
Não está só relacionado a contração de serviços de informática, logística, limpeza ou segurança, mas vai muito além do que isso, garantindo presença também na parte comercial.
O outsourcing de vendedores é indicado principalmente para as empresas de média e grande dimensão. Dá a oportunidade de ter vendedores especializados e formados a trabalhar diretamente com a empresa, sem que a mesma tenha que ter essa operacionalidade.
Tendências do outsourcing para o futuro
Um gestor deve pensar além da contratação de profissionais para a área comercial. As vendas crescem com a contratação de profissionais especializados em vendas. As estratégias podem ser melhoradas, garantindo uma visão diferenciada em relação ao que já existe no mercado.
É caro para uma empresa construir uma equipa especializada em vendas, enquanto pode contratar um serviço externo. Assim, não precisa de ser preocupar com o lado operacional e pode manter o seu foco no desenvolvimento do negócio.
Análise e monotorização de resultados
Ao contratar os vendedores, está também a contratar a experiência de monotorização e avaliação das vendas, que são chave para implementar mudanças estratégicas para atingir os objetivos da empresa.
Redução de custos
Com o outsourcing é possível centralizar os investimentos e cortar despesas desnecessárias. A empresa que contratar esse serviço terá uma equipa à sua disposição, que auxiliará nas necessidades da empresa, além é claro, de implementar o plano de ação da mesma no terreno.
Gostou das vantagens? Entre em contato connosco e tenha soluções para seu negócio!
A Exceder é uma empresa especializada na gestão de vendas, cuja missão é
aumentar as vendas dos nossos clientes e a sua produtividade comercial. Conta com 18 anos de experiência na gestão de vendas e com um leque de clientes nos diferentes canais e categorias.
Se procura um parceiro nas
vendas, vamos dar-lhe as razões para optar pela exceder:
Especialização
Somos especialistas nos serviços
de gestão de vendas. O nosso foco e atuação no mercado sempre foi na área
comercial e por isso a nossa especialização é nos processos nos diferentes
canais em que atuamos.
Serviços
Dispomos de um leque variado de
serviços que se adequam às suas necessidades, desde consultoria, engenharia
comercial, gestão de equipas de vendas, gestão do ponto de venda, sistemas de
informação ou ações táticas.
Recrutamento
Dispomos de mecanismos de recrutamento, para nos assegurar que recrutamos os melhores profissionais, qualificados e motivados.
Controlo
O trabalho é nosso mas o controlo
é seu – os dados e os resultados ficam sempre do lado do cliente.
Sistemas
Dispomos de sistemas de
monotorização e agilização de processos internos. Com os nossos sistemas,
dispomos da informação sobre os resultados da equipa em tempo real, para uma
melhor gestão dos recursos.
Adaptação
Adaptamos os nossos serviços aos
seus recursos e às suas necessidades. Cada proposta é realizada com base na
realidade de cada empresa, e perfeitamente adaptada para se conseguir os
objectivos dos nossos clientes.
Formação
Acreditamos que a formação
acompanhada no terreno é a melhor forma de reunir as melhores competências de
uma equipa. A nossa formação acontece, tanto no início como ao longo de todo o
processo de vendas.
Variabilidade
Transforme os seus custos fixos em custos variáveis. Em vez de assumir um custo fixo com os seus vendedores, organize os seus projetos anuais de venda e contrate os serviços de vendas nos picos essenciais do seu negócio.
Tem um projeto comercial desafiante em mãos? Fale connosco! Oferecemos uma avaliação à sua estrutura comercial e apresentamos uma proposta à sua medida. Exceder, o seu parceiro na Gestão de Vendas.
Quer ser um excelente vendedor mas não sabe por onde começar? Aqui está uma checklist para entender quais as qualidades de um bom vendedor
Nós acreditamos que todo vendedor de verdade tem o espírito empreendedor, que os transforma em pessoas altamente movidas por desafios e altamente motivadas, proativas e por isso atingem grandes resultados.
Acreditamos, aí se definir quais as qualidades de um bom vendedor, ser impossível uma pessoa se tornar um grande vendedor, se antes de mais nada, ele não seja um grande empreendedor e uma pessoa ávida por desbravar novos caminhos.
Dito isso, vamos começar a traçar os traços essenciais dos campeões de vendas: se você quiser ser um grande vendedor, precisa começar a implementar esses hábitos em seu dia-a-dia.
Quais as qualidades de um bom vendedor
#1. Procura oportunidades
O bom vendedor é aquele que procura oportunidades, tenta entender as reais necessidades dos seus clientes e apresenta soluções que ajudam a melhorar a vida dos clientes.
O que um bom vendedor precisa é de estar sempre pronto para dizer o que a sua empresa pode fazer para ajudar o cliente. Está sempre disposto a ouvir e descobrir se o cliente realmente tem o perfil ideal e como é que ele pode fazer o cliente ser bem-sucedido.
#2. Persistência
É importante distinguir a diferença entre persistência e teimosia.
Uma coisa é conhecer bem as oportunidades e ser persistente, porque acredita que o cliente tem potencial, perfil e capacidade para contratar a sua empresa ou comprar o seu produto.
Outra coisa é querer que alguém compre o seu produto independentemente de ter potencial, apenas porque acha que ele pode ou deve comprar, sendo que ele realmente não vai comprar.
No primeiro caso temos a persistência – a ideia de que conhecemos a necessidade do cliente e o que vendemos é aquilo que ele precisa. Por outro lado, a teimosia, que é insistir, sem argumento, numa coisa que muitas vezes não tem lógica ou razão.
Seja persistente. Não confunda com teimosia.
#3. Lealdade
Bons vendedores são comprometidos com o que vendem, acreditam no seu produto e o defendem com unhas e dentes porque sabem o valor que ele representa.
Não é apenas gostar do que faz, ou dar o sangue pela empresa, ou vestir a camisola. Lealdade é realmente acreditar que a empresa tem algo de útil para acrescentar na vida dos clientes e por isso defende as suas ideias, os seus produtos com os clientes.
#4. Riscos calculados
Bons vendedores sabem correr riscos calculados e definir o valor de cada risco. Eles não se atiram a qualquer oportunidade que aparece. Nem tentam agradar a todos.
Saber arriscar no momento certo, estando ciente do valor que seu produto pode agregar para as pessoas é uma das principais características do vendedor, que só é possível ter se confiar realmente no que vende.
#5. Procura informações
Uma qualidade importante de um vendedor é nunca cansar de se aperfeiçoar. Ele deve procurar aprender e usar os novos conhecimentos a favor das suas habilidades de vendas para aumentar a sua efetividade nos negócios.
Um campeão de vendas é um eterno estudioso que quer aprender cada vez mais e usar os seus conhecimentos a favor das vendas.
E para isso, o aperfeiçoamento é algo contínuo que nunca pode ser esquecido.
#6. Contar histórias
Todos sabemos que as histórias são fundamentais para o sucesso dos negócios. A história cria uma conexão entre o emissor e o receptor para que esse perceba os benefícios do produto e serviço de uma empresa.
Pessoas compram histórias. Qual é a história que o seu produto tem para contar para o seu mercado? Como é que o seu produto muda a realidade do seu cliente? Crie uma história para o seu produto criar uma conexão emocional com o seu público.
#7. Ter metas
Grandes vendedores têm grandes metas. E são elas que os ajudam a continuar a trabalhar e a acreditar perante os desafios constantes de vendas.
Estabeleça metas grandiosas para grandes objetivos e lute diáriamente para conseguir atingi-las. Ninguém, por mais competente que a pessoa seja, pode ser maior do que suas metas.
#8. Planeamento
Apesar de parecer uma palavra de pouca importância no dia-a-dia de muitos vendedores, o planeamento é uma grande arma se souber usá-lo a seu favor.
O que um bom vendedor precisa ter é está noção de planear a sua rotina para tirar o maior proveito das suas capacidades e dos seus contactos.
É impossível ser um grande profissional, independente do que faz, se não souber planear a sua rotina, o seu dia-a-dia para cumprir as suas metas.
#9. Networking
Bons vendedores sabem que sem uma rede de contacto eficiente não são nada. É a sua rede de networking que vai permitir que ganhe reconhecimento dos seus negócios, depoimentos de clientes que reforçam os seus próximos negócios, e pessoas que conhecem a fundo seu trabalho.
Dito isto, é importante cultivar seus contactos, porque a melhor maneira de se fazer negócios é através das referências. As referências são uma forma das pessoas gerarem negócios de maneira segura porque sabem que não estão a fazer negócios com pessoas desconhecidas.
#10. Autoconfiança
Muitas vezes, o negócio que achava garantido pode não funcionar. Muitas vezes, um cliente que disse que ia fechar deixa o projeto de lado.
Com isso, o vendedor vai começar a duvidar da sua capacidade de que pode realizar negócios e que realmente está capacitado a cumprir com seus objetivos.
Mas, é nesse momento que é preciso ter autoconfiança e saber o seu verdadeiro potencial para realizar coisas. É justamente a autoconfiança que vai permitir ao vendedor não desistir nem desanimar dos obstáculos que tem pela frente.
Se não confiar em si, os outros não irão.
Nesta altura tão incerta e vulnerável para os negócios, é essencial ter os parceiros ideais ao seu lado. Por esse motivo, pode contar com a exceder como seu parceiro na gestão de vendas. Desde gestão de equipas de venda, de ponto de venda ou ações táticas, estamos disponíveis para o apoiar.
Por trás de uma boa equipa comercial existem profissionais competentes, preparados e, claro, um bom supervisor de vendas. O supervisor tem um papel fundamental no sucesso da sua equipa.
O trabalho bem feito de um supervisor pode ser um fator determinante no sucesso do seu negócio. Bom relacionamento, comunicação eficaz, criar um ambiente onde se cultive uma produtividade alta, estão dentro dos benefícios gerados pelo trabalho de um supervisor de vendas, o que o torna muito importante dentro da empresa.
Neste artigo, vamos apontar as principais características de um líder nato e mostrar como a supervisão qualificada interfere diretamente nos resultados.
Contratação de vendedores
Por muito que os processos de contratação de funcionários sejam da responsabilidade de outros setores (como os Recursos Humanos), quando a equipa está destinada ao setor de vendas é essencial que os candidatos passem pelo supervisor da área.
Afinal, o supervisor conhece bem o seu setor, compreende os processos e as necessidades diárias. A sua análise e contribuição para decidir sobre a contratação de um candidato à vaga interferirão diretamente nos resultados da equipa.
Apresentação e integração
É imprescindível que o supervisor tenha em mente a importância da apresentação e integração dos novos elementos à equipa. Mais que apresentar-se a si próprio, um bom líder cria métodos e processos capazes de inserir os novos integrantes ao ritmo da força de vendas, sem grandes complicações.
Após as primeiras introduções, o supervisor deverá integrar os novos vendedores nas rotinas da força de vendas, concedendo-lhes a oportunidade de começar a contribuir para o desenvolvimento da equipa, delegando tarefas possíveis de serem executadas, devido à sua inexperiência na empresa. À medida que o tempo vai passando, deverá aumentar o grau de dificuldade e a responsabilidade aos poucos, até que ele já esteja familiarizado com todos os processos da empresa.
Planeamento estratégico
Para orientar a sua equipa é preciso, antes de qualquer coisa, ter a sua própria orientação. É aqui que entra o planeamento estratégico, essencial não só para definir as metas e objetivos, mas também para estabelecer as tarefas de cada elemento e de cada setor, bem como os prazos para a sua execução.
Crie um planeamento estratégico ambicioso, mas coerente. Seja realista com a complexidade das ações e, principalmente, com os prazos para execução de cada tarefa.
Formação e infraestrutura
Outra atribuição necessária e importante para o supervisor de vendas é a realização de formações e a procura por uma estrutura adequada de trabalho para a equipa.
Além das formações introdutórias, é essencial que o supervisor crie uma rotina de atualização para que a sua equipa esteja sempre em sintonia, ciente de toda e qualquer alteração nos processos e/ou ferramentas utilizadas.
Também é importante compreender os detalhes do trabalho executado pelos vendedores, para encontrar as melhores ferramentas e estrutura para sua execução. Quando o ambiente é propício para o trabalho e quando a infraestrutura contribui para a produtividade os resultados esperados só podem ser os melhores possíveis.
Capacidade de ouvir sugestões e críticas
Um bom líder é aquele que sabe delegar tarefas, prever possíveis conflitos no processo, a fim de resolvê-los. É também aquele que ouve a equipa, as sugestões e contribuições que os seus vendedores dão.
Afinal, quem está na linha de frente, a lidar diretamente com os clientes e fornecedores, pode falar com conhecimento sobre os pontos positivos e negativos, que precisam de ajustes e melhorias.
Constante melhoria na comunicação
A comunicação dentro da equipa é um ponto crucial para a garantia do sucesso da estratégia do negócio. Para isso, é preciso procurar maneiras de melhorar a comunicação interna, nomeadamente do supervisor para toda a estrutura.
É importante ressaltar que a humildade deve ser sempre prioritizada no ambiente de trabalho. Tente sempre manter a postura de líder, mas com o devido respeito a todos.
Nesta altura de readaptação dos negócios, é essencial ter os parceiros ideais ao seu lado. Por esse motivo, pode contar com a exceder como seu parceiro na gestão de vendas. Desde gestão de equipas de venda, de ponto de venda ou ações táticas, estamos disponíveis para o apoiar.
Neste artigo vamos dar-lhe 6 dicas para que possa aumentar o seu sucesso nas vendas.
1. Seja um especialista em follow-up
Follow-up significa o contato posterior com o cliente, numa tentativa de acompanhar as suas necessidades e expectativas.
A conexão pode ser de várias formas. Se estiver num ambiente físico, como a promoção de um produto num supermercado, poderá abordar o cliente após um teste de produto ou depois de explicar as vantagens do seu produto. Se não for em ambiente físico, a maior parte dos Follow-ups são feitos por telefone ou e-mail.
Tudo depende do perfil da empresa e do público.
Quando encontra uma oportunidade de negócio (potencial comprador), cria também uma expectativa no cliente. É provável que ele deseje saber mais sobre o seu produto ou serviço. E o seu dever é fazer o follow-up adequado para não perder nenhuma venda.
E atenção: o follow-up também pode acontecer no pós-venda. Mostre ao cliente que não está só interessado em vender, mas em mantê-lo como cliente fiel.
2. Destaque o que torna seu produto único
Quem é profissional de vendas sabe que a concorrência é forte. O consumidor quer resolver um problema, mas também deseja uma experiência incrível de compra.
Por isso, o primeiro passo para vender mais é encarar o produto como uma experiência. E para viver essa experiência, o consumidor precisa de conhecer o que torna o seu produto tão especial.
Então, responda: quais são as suas vantagens e qual será o impacto que terão na vida do cliente?
3. Retenção é tão importante quanto vender
A afirmação acima não deixa dúvida sobre a necessidade de retenção de clientes.
Realizou a venda, e o cliente ficou satisfeito. Mas e agora? Como manter a atenção dele para que o seu produto seja recordado na próxima necessidade de compra?
É preciso usar estratégias e investir em iniciativas para fidelizar quem já comprou ou compra os seus produtos. A interação entre o cliente e a marca pode acontecer de diversas formas.
As mais comuns são cupões de descontos exclusivos, clubes, cartões de fidelidade e promoções.
A retenção de clientes traz benefícios como ter um custo menor do que conquistar novos seguidores, gera um valor de compra médio mais alto, divulgação da marca por parte dos clientes fiéis e, possivelmente, ajudarem no desenvolvimento da empresa ao testar produtos novos.
4. Faça networking
Apesar de não ser apenas uma técnica de vendas, o networking pode ser uma excelente estratégia para esse fim. Manter uma rede de contacto com os clientes e o público-alvo é uma oportunidade para fortalecer o relacionamento com quem se interessa pelo seu produto.
Com isso, o cliente percebe que não está só em jogo uma transação comercial, mas sim uma relação de confiança.
Ao trabalhar a sua rede de contactos, é visto com outras pessoas e ganha credibilidade por estabelecer conexões com diferentes públicos. A boa notícia é que o networking é uma prática de baixo custo quando comparada com as restantes.
5. Adapte a linguagem a cada cliente
Outra dica de vendas que não pode ser deixada de lado é a comunicação. Deve estar atento para adaptar a linguagem de acordo com o perfil de cada cliente.
E, para isso, é necessário contar com sensibilidade e observação. Preste atenção ao cliente. Ele é especialista no assunto do que vai comprar ou não sabe quase nada a respeito dos seus produtos?
Não há nada pior do que um vendedor extremamente técnico que não facilita a compreensão do cliente ao usar termos desconhecidos. É quase um sinal de arrogância.
Também não pode ser simples demais e tratar o cliente como se ele não entendesse nada do assunto. Por isso, tenha o feeling necessário para usar a linguagem correta.
O resultado de uma comunicação eficiente e com linguagem adequada ao perfil do cliente é credibilidade (e mais vendas para a empresa).
Nesta altura tão incerta e vulnerável para os negócios, é essencial ter os parceiros ideais ao seu lado. Por esse motivo, pode contar com a exceder como seu parceiro na gestão de vendas. Desde gestão de equipas de venda, de ponto de venda ou ações táticas, estamos disponíveis para o apoiar.