Como aumentar a sua Empatia

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Uma parte muito importante das vendas é o relacionamento com o cliente. E uma mais-valia para conseguir criar uma boa relação é a empatia. Criar empatia pode ser mais fácil para uns e mais difíceis para outros, por isso, neste artigo vamos-lhe explicar os básicos para que consiga criar uma relação mais fácil e duradoura com os seus clientes.

A primeira coisa que tem de fazer para aumentar a sua capacidade de ter empatia é parar de julgar as pessoas e começar a ter curiosidade pelas pessoas. Em vez de achar que sabe o que está a acontecer, tem que genuinamente querer saber o que está a acontecer. Parece uma mudança gigante, mas não é. Vamos dar-lhe um exemplo muito simples e prático:

SITUAÇÃO:

Você está no supermercado e entre si e o produto que quer comprar, está uma criança que se deita no chão e começa a chorar desalmadamente. A mãe que parece ter perdido o controlo sobre a criança e está parada ao lado sem fazer alguma coisa ou dizer algo.

JULGAMENTO:

Essa mulher é uma péssima mãe. Olhe para a criança… a chorar e a rodar no chão como se fosse uma louca, e ela não está a fazer nada para a parar! Algumas pessoas não deveriam ter filhos antes de estarem prontas.

CURIOSIDADE:

A mulher parece que não está a fazer nada enquanto o seu filho tem um colapso. Eu pergunto-me: o que se passa? Talvez ela esteja sobrecarregada, sem sono, cansada do trabalho, ou sem saber o que fazer. Talvez se ela abraçasse o filho, ou falasse algumas palavras de amor no ouvido dele, será que funciona? Eu próprio não sei.

A teoria é fácil, quer aumentar a sua capacidade de ter empatia pelas pessoas? Experimente a curiosidade. Troque as suas certezas por perguntas. Isto é principalmente importante no que toca a vendas, visto que ao pensar em perguntas, pode encontrar os problemas dos seus clientes e, simultaneamente, dar a solução.

Nesta altura tão incerta e vulnerável para os negócios, é essencial ter os parceiros ideais ao seu lado. Por esse motivo, pode contar com a exceder como seu parceiro na gestão de vendas. Desde gestão de equipas de venda, de ponto de venda ou ações táticas, estamos disponíveis para o apoiar.

Viu o nosso artigo anterior? Pode ler o nosso artigo sobre 10 Qualidades Essenciais de um Vendedor.

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