
As ruturas acontecem sempre que uma pessoa se dirige a um ponto de venda com a intenção de comprar o produto da nossa marca mas este não está presente no linear. E de que forma estes acontecimentos podem afetar a marca?
Quebra nas vendas
Este é a primeira grande consequência pelo facto de não existir stock disponivel: a empresa não vende!
A empresa apenas consegue vender o produto caso esteja exposto na prateleira ou exista em armazém – caso contrário a empresa não consegue escoar o produto que tinha inicialmente definido.
Redução de market share
32% – esta é a probabilidade de o cliente optar por comprar uma marca concorrente no caso do seu produto não se encontrar disponível naquele momento.
Como é fácil de entender, perder um cliente para um dos concorrentes é ainda pior do que “apenas” não vender o nosso produto, perdendo parte da quota de mercado que teríamos no período anterior.
Desperdício de recursos (custos de marketing)
Este custo acontece pois despendemos recursos (nomeadamente, de marketing) para impactar o cliente, quer seja através de publicidade no ponto de venda ou nas redes sociais.
Desta forma, o cliente conheceu a nossa marca, desenvolveu a sua intenção de compra e, quando se dirigiu ao ponto de venda, o produto não existia.
Diminuição da intenção de compra e da lealdade para com a marca
Podemos considerar como um sendo um fator indireto mas tem uma importância extrema para a marca (e totalmente relacionado com o ponto anterior).
O custo de aquisição de um cliente é bastante elevado para uma marca, principalmente pelos recursos e tempo necessários que têm de ser utilizados até este se tornar um cliente fiel à marca. Desta forma, a marca não pode correr o risco de perder a confiança de um grupo de clientes que acreditam nas vantagens e nos valores da marca.
Conheça melhor o nosso serviço de gestão de vendas em www.exceder.pt!
Deixe um comentário