Recrutamento & Seleção: Processo “Automatizado” ou “Pessoal”?

Um bom processo de Recrutamento & Selecção, é uma necessidade cada dia mais estratégica e complexa para as organizações.

O processo de selecção é essencial para o sucesso de uma empresa, pois é através dele que as empresas podem identificar talentos com potencial para fazer a diferença em um mercado cada vez mais competitivo.

O grande desafio é a condução do processo de selecção para evitar falhas e o fracasso do processo. A falta de critérios e instrumentos adequados é um dos principais motivos deste fracasso, e na maioria das vezes, pode gerar grandes perdas financeiras. Isso sem falar sobre os custos que enganos como estes podem causar com relação à perda de tempo ou de clientes.

As organizações vivem dos seus resultados e esses são gerados através de seus colaboradores, que precisam estar comprometidos com a organização e identificados com sua posição de trabalho. Sendo assim, evidencia-se a importância de um recrutamento e selecção eficaz e eficiente, que possa identificar a pessoa certa para o lugar certo.

Num processo selectivo faz-se uma avaliação global ao candidato, verificando suas experiências, habilidades, competências, e também o seu comportamento frente algumas situações que poderá encontrar no seu novo trabalho. Mas antes de tudo, é preciso avaliar o candidato como pessoa, suas vivências, seus valores, pois todos antes de sermos profissionais, somos pessoas! E isto traz a humanização e credibilidade ao processo selectivo.

O que se tem se vindo a verificar nos últimos anos é a mecanização do processo selectivo, transformando-o num género de interrogatório, o que faz com que os candidatos se sintam intimidados, invalidando assim uma correta avaliação dos mesmos. E quando isso acontece, podem-se perder bons talentos, por falta de preparo do seleccionador.

Um bom processo selectivo traz em suas directrizes o respeito com os candidatos, boas técnicas de selecção, muita atenção e preparação do seleccionador, para poder identificar os candidatos com potencial para cada tipo de vaga e empresa, pois não adianta o candidato apenas apresentar competências técnicas para a vaga, é preciso analisar se ele possui os mesmos valores e comportamentos desejáveis que cumpram os requisitos propostos pela organização empregadora. E para isso, o recrutador precisa estar com o perfil da vaga e da empresa contratante muito bem definido.

Mais do que nunca, contratar e reter talentos é, hoje, um processo que exige muito profissionalismo. Afinal, ele também funciona como um cartão de visitas da empresa diante do candidato. Se ele for entrevistado por um recrutador pouco preparado, que não entenda a filosofia, e a cultura da organização e que esteja mais preocupado em oferecer quantidade do que qualidade, certamente, o candidato vai perceber e pode divulgar esta imagem distorcida, e poderá até mesmo desistir do processo selectivo. Portanto, o seleccionador tem papel fundamental num processo de recrutamento e selecção.

O recrutamento e selecção é extremamente importante e deve trazer excelentes resultados para a empresa contratante e também para o novo colaborador. Porém, por melhor que seja a selecção, o candidato que for contratado precisará de um acompanhamento para se adaptar à nova empresa, cargo e equipe de trabalho, integração, etc., mas esse é um assunto para uma próxima conversa.

Com a consciência de que não dá para acertar sempre, pois o ser humano é muito complexo e encontrar talentos não é fácil, acreditamos que, um trabalho sério, que possua como foco a qualidade na gestão de recursos humanos, possa atingir o objectivo máximo de tornar sua empresa competitiva e lucrativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *