PROTOCOLO NOS NEGÓCIOS | 13 regras básicas

Quer se queira, quer não, a primeira impressão tem um impacto crucial e o convívio profissional implica regras. A essas regras chamamos protocolo empresarial e influenciam não só a primeira impressão, como todo o comportamento profissional. Sempre que vamos ao cliente estamos a representar a nossa empresa, deste modo estas normas de actuação influenciam a percepção da imagem da empresa, por parte do cliente – se as cumprirmos, a empresa vai passar uma imagem de rigor, determinação, educação, factores que podem ser decisivos no momento de fechar uma venda. Pode fazer a diferença!

A exceder tem uma equipa com excelente formação, cumpridora e preocupada, com noção da influência que estes factores podem ter no cliente. Desde a maneira como um vendedor vai vestido para uma reunião, ao simples aperto de mão firme ao cliente, nada nos passa ao lado! Por este motivo, decidimos ajudar quem não se sente confiante em situações profissionais formais, podendo também aplicá-las à vida pessoal. Aqui ficam 13 regras fundamentais:

Apresentação

vendas-directas-1

1ª Levante-se | SEMPRE que é apresentado a alguém, levante-se! Ao levantar-se faz sentir a sua presença – se não se levantar vai mais facilmente passar despercebido e o cliente desiste facilmente.

2ª Cumprimento | Se for hierarquicamente superior, ou se for o anfitrião (independentemente do género), inicie o aperto de mão com confiança e firmeza, é o que esperam de si.

3ª Nome | Diga sempre o seu primeiro e último nome, de forma articulada e com boa entoação, de maneira a que a pessoa oiça à primeira. Por vezes, mesmo quando o fazemos com clareza, as pessoas esquecem-se ou estão distraídas e não percebem…bem, você também é uma pessoa. Se isto lhe acontecer não tenha vergonha de dizer “desculpe, pode repetir?”, ou “desculpe, mas esqueci-me do seu nome, pode repetir?”. Ficar na ignorância é muito pior, uma vez que poderá ter de apresentar essa pessoa a alguém. 

Dresscode

pexels-photo-29642

4ª Roupa | Vista-se de maneira adequada, nem demais, nem de menos. É fundamental no que diz respeito à comunicação não-verbal. A maneira como nos apresentamos visualmente pode influenciar a reputação ou mesmo tirar credibilidade, por melhor vendedor que seja.

Agradeça, mas não demais

light-sign-typography-lighting

5ª Confiança | Se disser “obrigado” muitas vezes durante uma conversa, a palavra vai perder a credibilidade e a intensão inicial dilui-se – além de que o faz parecer inseguro e carente. Não repita mais do que 2 vezes.

Telefone sempre, mas no bolso

pexels-photo-40692

6ª Telemóveis | TODOS, – principalmente quem trabalha em vendas, – andamos com o telemóvel sempre à mão, para todo o lado. Mas quando está no cliente esqueça a mão. Todos os assuntos pendentes são resolvidos antes da reunião, ou depois! Durante é que não, foque toda a sua atenção no cliente.

Tecnologias do dia-a-dia

pexels-photo-59497

7ª LinkedIn | Pode parecer uma rede social super funcional, e é, mas é profissional! Portanto adeqúe a sua fotografia e perfil ao sector em questão. Destaque-se pela positiva como sendo uma pessoa séria, credível,  acessível e transparente. Evite fotografias desfocadas, de perfil, com decote e com muita maquilhagem (no caso das senhoras), a rir demasiado, t-shirts, corpo inteiro (a cara é o que deve sobressair).

8ª E-mail pessoal | E na procura de trabalho? Envie currículos para as empresas pretendidas, mas atenção…não vai querer ser a chacota da empresa ainda antes de lá pôr os pés. Se quer passar uma imagem de credibilidade, comece por esquecer a sua conta antiga caso esta tenha uma morada com um nome infantil, alcunha, clube de futebol, entre outros, e escolha um e-mail com um tom profissional (primeiro e último nome, iniciais do nome, primeira inicial seguida de ponto e apelido, etc).

9ª E-mail profissional | Se está a enviar um e-mail para um cliente tenha muita atenção ao tom com que o faz. A saudação deve ser sempre cordial. Reveja SEMPRE o destinatário do e-mail que está a enviar. Por vezes basta não carregar bem no rato e lá aparece outro contacto. Muito cuidado!

No trabalho

pexels-photo-1          

10ª Educação | Seja educado e simpático para todos. Diga sempre bom dia, conheça ou não a pessoa.

11ª Apontar | Pode apontar sim, mas de mão aberta (com os dedos juntos). Ou seja, aponte com a mão como se estivesse a demonstrar alguma coisa. Apontar com o dedo indicador transmite agressividade.

12ª Pontualidade | Seja pontual! Não se chega atrasado a reuniões, pois não queremos parecer desleixados aos olhos do cliente, seja por que motivo for. Mais vale ter a certeza que chega um pouco antes e assim até tem tempo para tomar um café com calma.

13ª Seriedade | NUNCA beba demais em situações de trabalho, reuniões, ou mesmo festas de empresa. Carreiras já foram destruídas por menos, pois as pessoas tendem a ficar demasiado confiantes ou arrogantes e acabam por dizer tudo o e que querem…e não querem!

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *