Depois de muitos anos a negociar com fornecedores e clientes, os vendedores adquirem bastante prática e experiência em técnicas de vendas, que mais tarde se refletem na ascensão das suas carreiras, acabando por assumir um lado mais empreendedor. No entanto, quando se trata de vender o seu próprio negócio a situação altera-se, não estando muitas vezes preparados para uma operação tão elaborada.
Para um empreendedor, vender o seu negócio normalmente significa duas coisas: um lado extremamente emocional e a perceção de valor do seu ativo financeiro mais valioso.
Por um lado os compradores procuram adquirir empresas a um baixo custo, empresários pretendem que o seu trabalho seja reconhecido, maximizando o preço do seu negócio.
Conheça alguns pontos-chave a ter em conta no momento de negociação:
1. Lembre-se que o preço não é tudo
Apesar de ser uma das peças chave nas negociações, não é o único a ter em conta. Pondere todos os fatores.
2.Tenha um número limite
Um vendedor precisa de ter um número limite, que deve ser avaliado com o objetivo de consumar o negócio. Chegar a este número exige uma investigação, reflexão e preparação, garantindo ao vendedor um acordo com o qual este sente confortável.
3. Saiba com quem está a negociar
Para chegar a um acordo justo é necessários que o empresário esteja familiarizado com os interesses do comprador.
4. Faça o trabalho de casa
Parece óbvio, mas um vendedor nunca deve negociar, sem antes analisar a perspectiva do comprador. Pesquise de antemão e entenda a atividade do mercado e do setor.
5. Considere fazer a primeira oferta
Muitas vezes fazer a primeira oferta, pode ser uma vantagem. Estudos mostram que a primeira pessoa a negociar, influência significativamente as pessoas envolvidas.
Depois de todo o esforço e tempo despendido, por vezes é difícil abandonar o negócio de mãos vazias. No entanto, muitas vezes essa é a melhor opção. A definição de um número de desistência, pode ajudar o vendedor a dizer não a um acordo com o qual se sente desconfortável.
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