Comportamento do consumidor – Oportunidades

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Nos dias de hoje, as organizações têm de criar as suas próprias oportunidades e optar por soluções diferenciadas, valorizadas pelos clientes. As melhores oportunidades podem não ser aquelas para a qual todos os concorrentes se direcionam (as “tendências”), mas sim aquelas que a empresa já possui conhecimentos e em que pode obter melhores resultados.

Para “agarrar” essas oportunidades, as empresas devem:

– Estar em contínua aprendizagem para se diferenciarem das empresas concorrentes;

– Trabalhar num planeamento estratégico com objetivos concretos;

– Preparar as suas estruturas e criar condições para a contínua evolução em todas as áreas, focando-se nos desejos dos clientes;

– Identificar, selecionar e conhecer os consumidores;

– Inventariar as necessidades, preferências e exigências dos clientes (e o devido acompanhamento, pois este fator está em permanente evolução);

– Saber planear e executar a conceção de produtos/serviços capazes de ir ao encontro da satisfação das necessidades, e que o grau de satisfação conseguido seja superior ao conseguido pelos produtos concorrentes.

– Investir num relacionamento duradouro com o cliente.

As oportunidades surgem de maneira mais natural quando a empresa conhece o seu público-alvo e as suas motivações. O individuo não consumirá nada se não estiver motivado para tal, logo, é essencial perceber esse comportamento, esse impulso interno que leva o cliente à ação.

No comportamento, à que ter em consideração dois grandes fatores, a atitude e a motivação. As atitudes estão relacionadas com a notoriedade do produto/serviço (o conhecimento que o cliente tem da sua existência) e com as preferências dos clientes.

Já a motivação, está relacionada com a satisfação das necessidades humanas (necessidade de auto-realização, o topo da pirâmide da Teoria das Motivações Humanas de Maslow).

Para motivar uma compra não basta que os fatores de insatisfação estejam ausentes, pelo contrário, os fatores de satisfação devem estar bem presentes. No fundo, essa compra, não é mais do que uma troca. Existe uma necessidade constante de trocar bens ou serviços, que não é mais que a obtenção de qualquer coisa que desejamos, oferecendo algo desejado pela outra parte, em compensação. Estas trocas advêm do facto de nenhum indivíduo/empresa ser capaz de individualmente satisfazer as suas necessidades e desejos.

A vida em sociedade é impossível sem a realização de trocas.

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