A importância da supervisão

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Um líder deve ser mais do que um chefe – tem que ser um exemplo a seguir, liderando através do rigor e do trabalho em campo. E quais as funções e qualidades que um supervisor de equipas comerciais deve ter? O que deve fazer para a máxima eficiência da equipa?

Formação e integração de equipas comerciais

O primeiro passo a fazer é contratar as pessoas adequadas para a posição e integrá-las na equipa comercial. Isto passa pela apresentação e pela passagem de informação sobre as funções de cada elemento. Experimente fazer um jogo ou uma atividade em equipa que se transforme numa maneira diferente de apresentação, sem necessitar de a colocar muito em foco numa primeira abordagem.

Passagem de conhecimento

Para um trabalho eficaz, a formação é o elemento central para o comercial. Mais do que passar documentos, pedir uma análise do mercado ou sessões teóricas com apresentação de slides, deve complementar este trabalho com formação no terreno – o treino “on the job” é uma das práticas que acreditamos fazer a diferença para o aumento das vendas dos nossos clientes!

Gestão do tempo e gestão documental

Se uma pessoa acaba por ter um trabalho mais solitário e sem horário fixo (como o caso de um comercial), a gestão do seu tempo é um fator de extrema importância para a realização das tarefas a que se propôs. O supervisor deve ajudar a estabelecer um critério de tarefas permitindo que o comercial seja o mais organizado e eficiente possível na gestão dos seus clientes, contactos e processos administrativos.

Planeamento estratégico (objetivos e estatísticas)

Cada vez é mais comum a gestão por objetivos nos vários departamentos, mais ainda nesta área comercial. A equipa deve estar ciente das metas que deve cumprir neste trimestre, seja vendas, aumento de espaço ou diminuição de ruturas.

Como apoio a esta base de trabalho, os sistemas de análise e report desempenham uma função importantíssima, quer seja para o comercial perceber se está perto de cumprir o objetivo, seja para o cliente estar a par das métricas para os seus produtos nos pontos de venda.

Sugestões e melhorias

Não chega medir – é preciso avaliar e captar situações de melhorias tendo com base os dados dos sistemas de report. Com esta função, o supervisor deve explicar os pontos e fracos do período, bem como apresentar soluções de implementação para futuras melhorias.

 Ligação entre comerciais e diretor

O supervisor é também um elo de ligação entre o funcionário e o diretor, seja geral ou comercial. Tem que passar as decisões da chefia às suas equipas e passar os resultados ao diretor, bem como as novas campanhas, lançamentos e promoções e os resultados das mesmas.

A exceder acredita que tem comerciais e supervisores competentes e empenhados em solucionar os problemas comercias dos nossos clientes. Mais do que formar comerciais de sucesso, ligamos as equipas ao mercado!

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