As 5 melhores dicas de vendas para ganhar mais clientes

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Neste artigo vamos dar-lhe 6 dicas para que possa aumentar o seu sucesso nas vendas.

1. Seja um especialista em follow-up

Follow-up significa o contato posterior com o cliente, numa tentativa de acompanhar as suas necessidades e expectativas.

A conexão pode ser de várias formas. Se estiver num ambiente físico, como a promoção de um produto num supermercado, poderá abordar o cliente após um teste de produto ou depois de explicar as vantagens do seu produto. Se não for em ambiente físico, a maior parte dos Follow-ups são feitos por telefone ou e-mail.

Tudo depende do perfil da empresa e do público.

Quando encontra uma oportunidade de negócio (potencial comprador), cria também uma expectativa no cliente. É provável que ele deseje saber mais sobre o seu produto ou serviço. E o seu dever é fazer o follow-up adequado para não perder nenhuma venda.

E atenção: o follow-up também pode acontecer no pós-venda. Mostre ao cliente que não está só interessado em vender, mas em mantê-lo como cliente fiel.

2. Destaque o que torna seu produto único

Quem é profissional de vendas sabe que a concorrência é forte. O consumidor quer resolver um problema, mas também deseja uma experiência incrível de compra.

Por isso, o primeiro passo para vender mais é encarar o produto como uma experiência. E para viver essa experiência, o consumidor precisa de conhecer o que torna o seu produto tão especial.

Então, responda: quais são as suas vantagens e qual será o impacto que terão na vida do cliente?

3. Retenção é tão importante quanto vender

A afirmação acima não deixa dúvida sobre a necessidade de retenção de clientes.

Realizou a venda, e o cliente ficou satisfeito. Mas e agora? Como manter a atenção dele para que o seu produto seja recordado na próxima necessidade de compra?

É preciso usar estratégias e investir em iniciativas para fidelizar quem já comprou ou compra os seus produtos. A interação entre o cliente e a marca pode acontecer de diversas formas.

As mais comuns são cupões de descontos exclusivos, clubes, cartões de fidelidade e promoções.

A retenção de clientes traz benefícios como ter um custo menor do que conquistar novos seguidores, gera um valor de compra médio mais alto, divulgação da marca por parte dos clientes fiéis e, possivelmente, ajudarem no desenvolvimento da empresa ao testar produtos novos.

4. Faça networking

Apesar de não ser apenas uma técnica de vendas, o networking pode ser uma excelente estratégia para esse fim. Manter uma rede de contacto com os clientes e o público-alvo é uma oportunidade para fortalecer o relacionamento com quem se interessa pelo seu produto.

Com isso, o cliente percebe que não está só em jogo uma transação comercial, mas sim uma relação de confiança.

Ao trabalhar a sua rede de contactos, é visto com outras pessoas e ganha credibilidade por estabelecer conexões com diferentes públicos. A boa notícia é que o networking é uma prática de baixo custo quando comparada com as restantes.

5. Adapte a linguagem a cada cliente

Outra dica de vendas que não pode ser deixada de lado é a comunicação. Deve estar atento para adaptar a linguagem de acordo com o perfil de cada cliente.

E, para isso, é necessário contar com sensibilidade e observação. Preste atenção ao cliente. Ele é especialista no assunto do que vai comprar ou não sabe quase nada a respeito dos seus produtos?

Não há nada pior do que um vendedor extremamente técnico que não facilita a compreensão do cliente ao usar termos desconhecidos. É quase um sinal de arrogância.

Também não pode ser simples demais e tratar o cliente como se ele não entendesse nada do assunto. Por isso, tenha o feeling necessário para usar a linguagem correta.

O resultado de uma comunicação eficiente e com linguagem adequada ao perfil do cliente é credibilidade (e mais vendas para a empresa).

Nesta altura tão incerta e vulnerável para os negócios, é essencial ter os parceiros ideais ao seu lado. Por esse motivo, pode contar com a exceder como seu parceiro na gestão de vendas. Desde gestão de equipas de venda, de ponto de venda ou ações táticas, estamos disponíveis para o apoiar.

Viu o nosso artigo anterior? Pode ler o nosso artigo sobre Como Aumentar a sua Empatia.

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