A revolução digital veio alterar o panorama geral dos negócios, nomeadamente, a forma como estes são conduzidos. Vários setores têm sido afetados pela nova era digital, e uma das áreas mais afetadas têm sido as vendas. O consumidor está cada vez mais informado e as vendas online estão em constante crescimento. Então qual é o papel do vendedor? Isto não significa que o vendedor vá desaparecer, este novo paradigma implica que haja uma adaptação ao novo ambiente por parte do vendedor.
Existem uma série de aspetos que o vendedor tem de ter em consideração, com vista a manter a sua competitividade.
Uma das questões mais relevantes a ter em consideração é a formação. A formação já era um fator bastante relevante, mas nesta era digital está a tornar-se imprescindível. O vendedor deve atualizar-se constantemente acerca das técnicas de venda e o contexto digital, procurando uma formação combinada e contínua, acrescentando, desta forma, valor para a empresa.
A era digital é caracterizada por ter apenas uma constante: a mudança! Neste sentido, é importante que o vendedor tenha em consideração a adaptação à mudança. Isto implica que o vendedor deve ser flexível e ter recursos para puder adaptar-se às novas tendências. O perfil do vendedor irá depender do mercado em que está operar e, nesse sentido, deverá adaptar-se às particularidades de cada produto, cliente e setor.
O vendedor deverá adotar uma filosofia Omnicanal, isto é, deve ser capaz de se defender e comunicar em todos os canais possíveis. O vendedor tem que estar preparado para ter pontos de contacto com o cliente em centros comerciais, no escritório ou até na esplanada. Além disso, tem que se adaptar a todos os canais de comunicação que a era digital proporciona seja e-mail, Skype, facebook, whastapp, entre outros.
As relações de parceria têm cada vez mais relevância na era digital. As técnicas de big data permitem uma segmentação mais detalhada do cliente, o que implica que haja um maior conhecimento acerca do mesmo. No entanto, a informação em si, não tem muito valor, a menos que o cliente receba atenção personalizada. Neste sentido, o vendedor deve ter a preocupação de tentar estabelecer uma boa relação com o cliente, criando empatia e, estabelecendo uma relação de parceria, que o diferenciará da concorrência.
A equipa tem muita importância no sucesso ou não do vendedor. Este deve ter uma relação bem fortalecida que tenha na sua base confiança. Ao ter uma boa relação com a sua equipa, o vendedor transmite a confiança base ao cliente de que as suas medidas irão ser apoiadas pelos restantes departamentos da empresa. O vendedor pode ser excelente, mas se a equipa por trás não funcionar dentro dos parâmetros de nada irá servir.
Os vendedores na exceder estão sempre em aprendizagem constante e têm uma preocupação acrescida em estarem permanentemente atualizados em relação às tendências na área.
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