De chefe, a líder:  6 regras que o vão ajudar a motivar a sua equipa!

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Se tem um cargo de chefia, coordenador, gestor, sabe que gerir equipas é um trabalho complexo e que requer atenção permanente. Temos que jogar com os limites, queremos ter uma relação próxima com a equipa, mas sem perder o respeito. É aqui que entra um conceito de que ouvimos falar tantas vezes, o conceito de líder. Sou um líder, ou um chefe? O que é que quero ser? Mas afinal o que os distingue e qual a influência que têm na sua equipa?

Muito resumidamente o chefe é autoritário, está no topo da hierarquia, é extremamente controlador e normalmente não confia em ninguém. Os seus colaboradores não gostam de o ter por perto, sentem-se desconfortáveis e pressionados.

O líder está ao nível dos seus colaboradores, trabalha com eles, contribui para os mesmos resultados. Confia na sua equipa, as pessoas sentem-se seguras na sua presença. No fundo é ele que inspira a equipa. Este papel representa um desafio constante mas a empresa vai beneficiar muito, porque uma equipa motivada e inspirada, é sinónimo de resultados!

O que fazer então para maximizar a motivação da sua equipa?

Auto-Controlo

É fundamental para um líder ter a capacidade de controlar as suas emoções. Só assim vai conseguir passar a sua motivação à equipa. O líder tem de ser o porto-seguro pois a equipa depende dele. Também o estado de espírito influencia quem está à sua volta, portante, anime-se e puxe por eles!

Empatia

A empatia requer conhecimento. O primeiro passo para criar empatia com a equipa é conhecer cada um deles. Saber os seus gostos, valores, ambições. “Cada um é como cada qual”- a equipa é só uma, mas cada vendedor é uma pessoa com forças e fraquezas, diferentes das dos outros. Criar empatia passa também por conseguir pôr-se no lugar dos seus colaboradores.

Factor X

Este ponto é fundamental. É preciso saber o que motiva cada vendedor e quais são as suas expectativas e ambições em relação ao trabalho em geral e à sua função em particular, isto porque trabalhar muito abaixo das expectativas é desmotivante para qualquer um.

Valores

Por vezes, a desmotivação de um colaborador pode ter origem nas suas crenças e valores, porque frequentemente elas não são tidas em conta. O impacto das crenças na nossa vida pode ser quase imperceptível, mas pode dar origem a problemas deste tipo ou mais graves.

Das palavras à acção

Discursos inspiradores e motivantes funcionam! Mas, se as atitudes e comportamentos do líder não vão ao encontro das suas palavras, o efeito pode ser o contrário. Não diga coisas em que não acredita, deve agir sempre em consonância com as suas palavras.

Envolvimento

Quer uma equipa motivada, mantenha-a informada. Eles devem participar em todo o processo e não apenas no momento da venda. Conhecer a estratégia, ajuda também a compreender melhor a importância das suas funções. Isto irá fazer com que se sintam valorizados, logo a motivação aumenta.

Mantenha os seus vendedores motivados e positivos e… boas vendas!

 

 

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