Coordenação de uma equipa de vendas

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Coordenar uma equipa de vendas não é tarefa fácil. Há determinados fatores, como a comunicação, que podem facilitar todo o processo de coordenação. É essencial comunicar e partilhar com toda a equipa de vendas elementos da identidade organizacional da empresa, como o “core business”, a missão e os valores, assim como outros elementos importantes como, os produtos, a concorrência e as necessidades dos clientes da empresa. Com base nestes conhecimentos, o próprio profissional pode fixar as suas metas pessoais e organizar/planear seu tempo, de modo a conseguir eleger prioridades e táticas pessoais. O coordenador da equipa deve fornecer os recursos e o acompanhamento necessário para os vendedores desempenharem em plenitude as suas funções. Os vendedores mais do que conhecer estes elementos, devem vivê-los! Ou seja, é essencial que todos os membros da equipa contribuam com entusiasmo para alcançar os objectivos gerais da empresa.

Coordenar uma equipa de vendas motivada e centrada no cliente, torna todo o processo mais eficaz. Para tal, o coordenador deve saber reconhecer as competências de cada um dos seus vendedores e saber gerar o interesse e motivação da equipa.

Outro fator que não pode faltar para promover as condições necessárias de uma boa coordenação de equipa é manter sempre o fluxo de comunicação entre toda a equipa. Dar e receber feedback constante sobre o andamento das atividades, além de incentivar os vendedores, evita conflitos externos que muitas vezes são gerados por falhas de comunicação.

O trabalho exige paixão… Ser apaixonado pelo que se faz é a base do sucesso!

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