No dia-a-dia de um vendedor, existem bastantes processos que determinam o interesse do cliente por um produto ou serviço, desta forma decidimos deborcar-nos sobre a sua oferta de vendas, com algumas técnicas que vão manter os seus clientes interessados.
1. Benefícios em vez de características. É muito comum por parte dos vendedores apresentar as melhores características do seu produto, no entanto lembre-se que uma das grandes regras quando se escreve um anúncio, passa por vender uma experiência e não o produto em questão.
Então e de que forma pode melhorar este processo? Num primeiro momento deve evitar o foque em características do seu produto ou serviço, independentemente do valor acrescentado que este pode trazer, o cliente não compra características mas sim benefícios.
Imagine que vende um equipamento para fazer exercício e que a sua empresa investiu bastante em pesquisa e desenvolvimento, oferecendo o melhor produto do mercado. Apesar de apresentar reais vantagens o cliente não quer saber desses detalhes neste momento. Em vez disso, aborde a experiência que o cliente vai poder tirar do equipamento.
Na realidade, as pessoas não se preocupam com a quantidade de trabalho que projeta ao realizar um produto. Eles querem saber como o seu produto ou serviço irá beneficiá-lo.
2. Minimize o risco percebido. A aquisição de uma solicitação pode gerar alguma incerteza em potenciais compradores.
A maioria espera um período de garantia entre 30 a 90 dias. Se você estender a sua garantia por um maior período de tempo é provável que os seus clientes aceitem o seu produto com mais facilidade e confiança.
3. Por último e bastante importantes são os depoimentos. Grande parte das pessoas antes de comprar um produto ou serviço, procura ler comentários sobre a experiência do consumidor (Amazon, Booking, Google +, Linkedin, Facebook entre outras). Muitas vezes é com base nesta avaliação que o cliente valida a sua tomada de decisão.
Se o cliente não tem conhecimento do seu produto, serviço ou marca, esta é uma boa forma de apresentar o seu negócio. Depoimentos podem ser uma parte importante do processo de vendas, fazendo com que o cliente se sinta mais confortável e confiante com a marca.
Use testemunhos em todos os seus materiais de comunicação (site, plataformas sociais, apresentação de empresa entre outros).
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