A globalização é um fenómeno relativamente recente que veio revolucionar as nossas vidas, quer a nível pessoal quer a nível profissional. Com a globalização (e também através dela) chegou a Era Digital. Nós, mais velhos, tivemos que que passar por um processo de aprendizagem e adaptação a este novo mundo. Mas os mais novos já cresceram com ela, tudo é intuitivo e fácil. Não há dúvidas nem complicações, não vão perguntar aos pais, vão explicar aos pais…
Profissionalmente, podíamos escrever um livro só sobre as vantagens e desvantagens da Era Digital nos negócios. Mas vamos focar no essencial para este artigo. Portas abriram-se, com elas vieram as oportunidades. Mas um desafio ficou no ar…como podemos ser uma empresa competitiva e que atraia recursos com potencial? Uma vez que consiga encontrar a pessoa certa… como fazer com que ela queira ficar? As motivações vão evoluindo, temos de evoluir com elas.
Partilhamos neste post 6 passos no caminho para o sucesso no que diz respeito à contratação e retenção de talentos:
Cultura empresarial
Antes de dar a conhecer a sua empresa ao mundo deve, antes de mais, ter uma cultural empresarial estruturada e sólida. Pontos fundamentais como a missão, visão, valores, têm de ser partilhados. Outros pontos fundamentais que vão ao encontro do que as pessoas procuram numa empresa são os objetivos de negócio, a situação atual da empresa. Toda esta informação tem de estar atualizada e tem de ir ao encontro do que realmente se passa na empresa.
Transparência
Trabalhada a cultura empresarial é fundamental não esquecer que não pode comunicar que a empresa se rege por uma missão se os seus colaboradores não a conhecem. Tem de comunicar externa e internamente. Agora a questão é…com que imagem? A imagem que quer passar tem de ser coerente com os conteúdos que partilha. Ou seja, a transparência é essencial para que esta relação resulte. Isto porque se contrata alguém, e a experiência de trabalho não está de acordo com o que lhe foi “vendido”, vai perder o talento que acabou de entrar. Mostre orgulhosamente como é trabalhar na sua empresa. As instalações, o ambiente de trabalho, a equipa…Tudo o que comunique cultura organizacional. Ao partilhar mostra que tem orgulho na empresa. Todos querem trabalhar numa empresa em que a equipa veste a camisola, é sinal que estão contentes com o trabalho.
The One
Há muitas maneiras de chegar até à pessoa certa para um determinado cargo. Dois métodos de pesquisa que não deve descartar são as redes sociais e os seus atuais colaboradores. A recomendação de alguém que já trabalhou com um candidato e que conhece o seu potencial na prática pode-lhe poupar meses de busca.
Primeiro contacto
Da mesma maneira que não espera que o discurso do seu potencial colaborador seja mecânico e igual ao de tantos outros, o seu também não deverá ser. A entrevista deverá ser descontraída para que possa avaliar certos elementos que de outra forma não será possível avaliar. Seja sincero em relação às expectativas que tem para com o candidato para que ele possa perceber se vão ao encontro das expectativas dele.
Da mesma forma que está a avaliar, também o candidato está a avaliar se esta é uma empresa em que gostava de trabalhar, nunca se esqueça disso e mantenha sempre presente as características diferenciadoras da sua empresa. o que tem para lhe oferecer que as outras empresas não têm?
Equipa
Se os seus colaboradores são importantes para si, envolva-os num sentimento de pertença. Por exemplo, comemore ocasiões como os aniversário, a antiguidade, a maternidade/ paternidade, convide-os para eventos corporativos, festas de Natal entre tantas coisas mais que podem ser feitas. Nunca se esqueça de que os seus colaboradores passam mais horas a trabalhar do que em casa, por isso a empresa deve ser uma espécie de segunda família/ casa.
Remuneração
O dinheiro não é a única motivação dos seus colaboradores, já vimos alguns pontos que influenciam bastante o bem-estar e motivação de quem passa o dia a trabalhar. Mas, ainda assim, tem alguma influência. Deve ser adequado à quantidade, qualidade e responsabilidade inerentes à função respetiva.
O que também pode ajudar e que não implica diretamente um aumento salarial é a formação, o acesso a um seguro de saúde, dispositivos móveis, entre outros.
A retenção dos seus colaboradores passa em grande medida por fazer com que eles se sintam contentes com as funções que desempenham, motivados e totalmente integrados e confortáveis com a equipa.
Este é um desafio diário na exceder. Trabalhamos diariamente para criar profissionais motivados e competentes, quer eles fiquem ou não na empresa. O importante é manter a qualidade das equipas e fazer parte de um percurso de sucesso.
Que o colaborador que entra hoje na exceder tenha orgulho e projete esse mesmo orgulho em cada uma das suas vendas!
Deixe um comentário