5 Mitos sobre Vendas

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Ao longo do tempo, com a influência dos diferentes canais de comunicação, a sociedade foi construindo uma imagem mental sobre o que é ser vendedor e o que um vendedor faz.
No entanto, embora muitas coisas que assumimos possam ser verdade, é necessário desmistificar os mitos mais importantes sobre esta área para que consiga ter todas as ferramentas necessárias para ter sucesso.

Mito 1: Vendas requer mentir

Este é capaz de ser o maior mito agarrado à palavra vendas. Muitas pessoas acreditam que um vendedor é capaz de tudo para conseguir uma venda, até mentir, para que o seu cliente ganhe confiança. De facto, podem existir vendedores que façam, mas estes são considerados maus vendedores pois não conseguem captar a confiança do cliente com honestidade.
Hoje em dia, vendas gira em torno da criação e cuidado de boas relações profissionais com o cliente. Cair no erro de mentir pode pôr em causa a integridade de um vendedor.

Mito 2: Vendas gira à volta de números

Tal como todos os outros trabalhos, vendas tem que ter em conta números e resultados, pelo simples facto de vivermos numa sociedade consumista.
No entanto, vendas na sua essência não gira só à volta de números, mas sim de relações, comunicação e pesquisa. Neste sentido, é muito mais importante desenvolver o seu psicológico e as suas competências de comunicação, do que de matemática e números.

Mito 3: Os vendedores falam rápido para conseguir vendas

Este é outro mito sobre vendas que pode ter um impacto muito real no seu trabalho se não souber que é um mito.
É verdade que é importante ter um discurso minimamente treinado, fluído e eloquente mas falar rápido e ser extrovertido não faz com que consiga assegurar a venda. Até pode estar a dizer todas as coisas certas mas se o seu cliente não perceber, quem é que lhe vai comprar? Além do mais, ter este tipo de postura pode fazer o seu cliente sentir-se intimidado ou inferior por não o conseguir acompanhar.
No final do dia, é muito mais importante ser um bom ouvinte, para que possa resolver os problemas dos seus clientes, do que ser um vendedor falador.

Mito 4: É necessário experiência para vender mais

Com a experiência vêm os contactos, as conexões com clientes e é claro que tudo isto é importante para vender mais, mas não é obrigatório.
Existem variadas plataformas (como blogs, YouTube, LinkedIn) que o ajudam a entrar no mundo das vendas e a perceber melhor sobre o sector.
Experiência é importante mas não é tudo.
Muitas vezes, as pessoas que entraram mais recentemente na área de vendas são as que conseguem resultados mais rapidamente. Vendas é muito mais um trabalho de empenho e motivação, do que de experiência.

Mito 5: Vendas tem muitos altos e baixos

Em todos os empregos existem altos e baixos, e ambos são inevitáveis. No entanto, se definir os seus objectivos e seguir o seu planeamento, minimiza-se essas oscilações.
Mesmo que considere que um certa altura do ano é mais fraca ou “época baixa”, há sempre acções que se podem fazer para contornar isto: promoções mais agressivas, procurar clientes diferentes, etc. Sazonalidade nunca deve ser uma justificação de maus resultados, mas sim uma oportunidade de experimentar técnicas ou abordagens diferentes.

Estes são os 5 mitos sobre vendas que nós, exceder, combatemos diariamente. Na exceder, contamos com 18 anos de experiência na gestão de vendas e trabalhamos em variados sectores.
Para saber o que podemos fazer pela sua empresa, contacte-nos em www.exceder.pt.

10 Responses

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