11 características de um vendedor de sucesso!

posted in: Resultados, Uncategorized | 0

Trabalhar em vendas é um desafio diário. Há sempre um factor inesperado que pode estragar o que podia ser um óptimo de vendas! Nada é garantido, temos de tratar cada venda como uma venda (pois cada cliente, é um cliente), mas há factores que são inerentes a todos os bons vendedores.

Com o ano a acabar, toda a gente faz uma reflexão de modo a perceber o que correu melhor e pior durante o ano que passou, quer seja a nível pessoal, académico, profissional…A instrospecção ajuda-nos a perceber que alterações devemos fazer na nossa vida e este post pretende ser uma ajuda para aqueles vendedores que gostariam de melhorar o seu desempenho. Se não tem algumas destas características, não perca o sono, pois é perfeitamente normal que não tenha nascido com elas, está em fase de crescimento ainda e o treino faz parte do processo! 2017 promete!…

EFICIENTE

pexels-photo-196650

Segundo um estudo da American Psychological Association, os vendedores mais bem-sucedidos são conscientes do seu trabalho, o que se traduz numa óptima organização, nunca desistem de uma tarefa a meio nem porque correu mal, têm muito orgulho no seu trabalho e, consequentemente na sua eficiência. Se tem dificuldade em ser organizado, isto é algo que requer treino e dedicação, não desista!

“DESENRASCADO”
don-t-panic-button.png

Não. Ok. E agora? Aceitamos e desistimos, ou tentamos uma abordagem diferente e criativa? Tentamos novamente! Mas a troca de abordagem deve ser muito rápida, quase sem o cliente perceber. Aprenda a observar as expressões faciais das pessoas para que o “não” não chegue antes da mudança de abordagem. Seja “desenrascado”, não conformado.

ATITUDE (positiva!)

smilies-bank-sit-rest-160739

Quem escolhemos para nos vender algo? Uma pessoa cabisbaixa, de semblante fechado? Ou uma pessoa com um ar alegre e pronto a ajudar? Pois. Nós temos de ser essa pessoa positiva e cheia de atitude. Isto vai facilitar e muito aquando da abordagem com o cliente. Nem sempre é fácil manter esta atitude quando as coisas em casa vão de mal a pior, pois bem, está a desempenhar um papel, guarde esses problemas num compartimento diferente e aprenda a desligar.

RESPEITADOR E CUMPRIDOR

pexels-photo-28094.jpg

Os clientes devem ser tratados como ouro, por isso o respeito que temos por eles e pelo seu tempo é fundamental. Devemos trabalhar para eles como trabalharíamos para nós próprios. Tempo é dinheiro e o dinheiro dos clientes é para ser respeitado.

Parte desta gestão de tempo é feita pelo próprio vendedor. Ele vai rever as melhores rotas, os melhores caminhos (com menos trânsito) porque ele sabe que de uma boa gestão do tempo resultam mais vendas.

NÃO TEM MEDO DE FAZER PERGUNTAS

pexels-photo-92028.jpeg

Muitas vezes as pessoas não fazem perguntas porque acham que passa um atestado de burrice ou incompetência. Mas isto não é de todo verdade. Não tenha medo de fazer perguntas, porque são essas perguntas que vão esclarecer as suas dúvidas e o objectivo é não ter dúvidas sobre o nosso trabalho. Quanto mais esclarecidos estivermos, maior sucesso vamos ter no desempenho da tarefa que nos foi designada, porque vamos estar bem preparados também para as questões dos clientes.

 

ESTÁ SEMPRE ALERTA

attention-clipart-your-attention-please-clipart-1.jpg

 

Sempre prontos, sempre alerta para qualquer situação que possa surgir. Cafeína, activação do corpo, menos comida e mais saudável, são coisas que o vão ajudar a manter o foco.

PERSISTENTE

persistent-purpose

Vender não é para todos, se fossemos impermeáveis à palavra não…Bem, isso seria um superpoder. Como não o temos, resta-nos a persistência. Persistência e autoconfiança estão absolutamente interligadas e mantêm-nos de pé e prontos para a próxima batalha.

 

APAIXONADO

bigstock-i-love-my-job-64983337-2

Esta característica prende-se fortemente com a anterior. O que nos ajuda a ser tão persistentes e a aguentar não atrás de não sem desistir e sem tirar o sorriso da cara? Adorar o que fazemos. Se não gosta, não se martirize, mude de profissão. Agora se gosta, adora! E isso vai torná-lo ambicioso, persistente e vai fazer a diferença.

FLEXÍVEL

838

Ter experiência é importante. Mas ser experiente nem sempre significa ser flexível e este é um factor diferenciador quando se trata de vendas. Energia, vontade de aprender, de conhecer, capacidade de adaptação são factores naturalmente inerentes a profissionais sem experiência, mas que devem permanecer lá de algum modo. Cada novo produto, cada nova venda deve ser entusiasmante e devemos demonstrar flexibilidade perante as exigências do cliente (lembra-se da paixão?).

EXTROVERTIDO

small-groups

Estar com os outros, conhecer novas pessoas com opiniões, culturas diferentes são características que todos os bons vendedores têm. Se não nasceu com este dom, trabalhe-o, pois é uma característica fundamental. Esta extroversão faz com que sobressaiam no meio de muita gente. São as pessoas e os eventos que trazem energia e motivação extra aos vendedores.

…MAS INDEPENDENTE

pexels-photo (1).jpeg

Estar e conviver com pessoas novas é uma motivação extra sim, mas não nos podemos esquecer que o vendedor trabalha, a maior parte do tempo, sozinho. Por isso tem de ser uma pessoa independente e autónoma, sem medo de tomar decisões e de arriscar. O chefe não tem de estar presente para garantir que o trabalho é feito, porque o vendedor dá essa garantia. A motivação não vai ser exterior, não vai ter uma pessoa ao seu lado a dar os parabéns pela venda, a sua voz interior terá de ser suficientemente motivadora!

Ao vendedor exceder…

Esperamos que todos os vendedores que trabalham diariamente com total dedicação aos seus clientes, evoluam neste sentido, sem medos nem constrangimentos e que tenham um óptimo Natal e um 2017 cheio de sucessos…e muitas vendas!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *