10 regras que o vão ajudar a combater o stress

posted in: Resultados, Uncategorized | 0

Todos temos noção que as rotinas e a carga horária a que estamos sujeitos diariamente têm um enorme impacto nas nossas vidas pessoais. Esse impacto pode ser gerido e, como em tudo, uns saberão gerir melhor que outros.

O dia-a-dia dos vendedores pode ser bastante stressante. Quantas viagens de carro, quantos quilómetros ao fim do mês? Trabalho ao fim-de-semana, folgas rotativas, relatórios, complicação, respostas negativas…Estas dicas são a pensar nestas rotinas que influenciam intensivamente os nossos níveis de ansiedade.

Todos estes factores, mais cedo ou mais tarde, se traduzem em stress. E esse stress não vem apenas do escritório. Stress, porque acordou tarde. Stress, porque queimou as torradas. Stress, porque os filhos entornaram o pequeno-almoço, o que vai atrasar a manhã toda. Stress, porque está trânsito. Stress, porque perdeu o autocarro. Stress, porque deixou aquele relatório em casa. Stress, stress, stress. Tudo acumulado gera uma enorme onda de stress. Até já o atribuímos como se de um estado de espírito se tratasse (estou tão “stressada”…) ou mesmo como um verbo (não “stresses”!). A realidade é que os nervos sofreram um upgrade e são agora puro stress.

Mas há pequenas coisas que podemos fazer para combater este problema que insiste em permanecer nas nossas vidas e em estragar os momentos ditos de descanso, porque estamos “stressados” ainda assim.

O segredo reside precisamente no que fazemos quando não estamos a trabalhar, saber aproveitar da melhor maneira de modo a poder relaxar. A sensação de que este tempo não foi bem gerido ou aproveitado, pode aumentar o stress a que nos sujeitamos. Experimente e tente perceber se o ajuda a restabelecer o equilíbrio.

 

regra 1 p.jpgEstamos a falar não só de corpo e de mente, mas também das novas tecnologias que o prendem ao trabalho, mesmo que à distância. Se não o fizer, é como se continuasse no trabalho. Tempo livre é mesmo para ser livre e não condicionado. Estar disponível 24h por dia não é saudável e não lhe vai permitir recarregar baterias. Se não descansa a sua capacidade de concentração decresce, bem como os níveis de produtividade.

Caso não possa mesmo desligar totalmente do trabalho nas suas folgas, estabeleça um horário específico que não interfira com o tempo que passa com a sua família ou amigos e ponha os e-mails em dia, mas sem ultrapassar o tempo estipulado.

 

regra 2 p.jpg

Há uma certa tendência para que os “afazeres domésticos” monopolizem o nosso tempo livre. Bem, não há como nos livrarmos deles, portanto organize-se de modo a não passar todas as suas horas livres a trabalhar para a sua casa. Reserve horas específicas para os fazer e, caso não cumpra todas as tarefas no horário a que se propôs, adie. Nada de horas extra!

 

regra-3-pDurante a semana, tem desculpa! Nas folgas? São 24 a 48h que tem para fazer exercício! Não é preciso fechar-se num ginásio e até o pode fazer com os filhos ou com amigos, mas faça, sem desculpas! Quanto menos exercício faz, menos vontade vai ter de fazer, por isso nunca nenhum dia é bom para começar. Marque o dia e comece, sem pensar! Crie uma rotina.

(Veja como o exercício ajuda a reduzir os níveis de stress – http://www.stresshack.com/exercise-reduces-stress.html)

 

regra-4-pSabe quais são os seus sonhos, paixões, vontades? Coisas simples como aprender a fazer sapateado, a tocar guitarra, piano, violino, aprender a cantar, a interpretar caligrafias, a pintar. Já fez essa introspecção? Então agora priorize e ponha em prática! Ou pensava que ia deixar para a reforma?

Aprender a fazer algo de que gosta e que parecia um plano tão distante é uma óptima maneira de escapar ao stress. Isto trará diferentes inputs à sua vida e vai ajudar a desenvolver novos e refrescantes processos mentais.

 

regra-5-pDurante a semana, mesmo com esforço para ter os mesmos horários e jantar juntos ou tomar o pequeno-almoço juntos, o tempo que passamos com a nossa família não é o que designamos de “quality time”, mas sim tempo que voa.

Passar tempo com a família despreocupadamente, sem horários apertados nem pressas matinais é fundamental para poder relaxar e ser feliz. Faça programas com os filhos e com o marido ou a mulher, visite os seus pais, visite os seus sogros e não se esqueça dos amigos.

 

regra-6-pNem tudo na vida pode ser planeado. A espontaneidade faz parte do processo anti-stress. Proporcione mini aventuras fora do normal. Compre bilhetes para um concerto de última hora. Os pais estão cá por isso os miúdos este fim-de-semana ficam com os avós e os pais vão numa escapadinha romântica (inverno ou verão, Portugal é lindo!). Lembre-se de coisas que não faz há muito tempo ou mesmo que nunca tenha feito e ponha o plano em prática. O facto de durante a semana antecipar as coisas boas que vão acontecer nas folgas, dá-lhe outro ânimo!

 

regra 7 p.jpgEsta custa… é muito tentador acordar tarde nos dias de folga de modo a poder recuperar baterias. Na altura sabe bem, mas pode ter efeitos péssimos no que diz respeito aos nossos ciclos de sonos e pode até agravar situações de depressão.

O nosso corpo não faz nada por acaso…o sono é constituído por várias fases que consistem em preparar a nossa mente para acordar e estar alerta. É sinal que o nosso cérebro está bem treinado quando acordamos minutos antes de o despertador tocar, quer dizer que essa fase foi cumprida com sucesso. Se acordamos muito depois da hora a que estamos habituados, o mais provável é acordarmos cansados. Isto também vai ter repercussões na segunda-feira seguinte, porque à hora em que o cérebro já estaria preparado para ficar alerta durante a semana, não vai estar. Resultado? Vai acordar estafado e vai ser uma manhã de trabalho muito pouco produtiva. Solução? Em vez de acordar tarde, deite-se cedo!

 

regra 8 p.jpgCom mulher, marido, filhos, é tão difícil termos momentos só para nós. Mesmo que alternando com o seu marido ou com a sua mulher, tente começar o dia cedo (à hora do costume – regra nº 7) e com a actividade física de que mais gosta. Mesmo que sejam 10 minutos. O pico de performance da nossa mente acontece 2 a 4 horas depois de acordarmos. Por isso, quando voltar do exercício, aproveite para fazer algo que exija esforço mental, pois estará no seu auge. Não parece uma óptima maneira de começar o dia?

 

regra 10 p.jpg
Esta é uma ferramenta importante para que comece a semana motivado. Aproveite um tempinho durante a sua folga para reflectir sobre a semana de trabalho que passou. Isto porque durante a semana estamos a trabalhar, não temos muito tempo nem vontade para pensar neste tipo de coisas. Pensar no trabalho e no que estamos a fazer de bem ou mal, no que podemos melhorar, é trabalho de tempos-livres, isto dar-lhe-à uma nova perspectiva e ideias de coisas diferentes que pode fazer e aplicar na semana seguinte.

 
regra 9 p.jpgPreparar a semana de trabalho que aí vem, tira-lhe meia hora, mas tira também uma parte da ansiedade que a falta de preparação pode trazer. Além de reduzir a ansiedade, ajuda a aumentar a eficácia e, imagine…a reduzir o stress! Vai sentir que a sua semana está a ser bem gerida porque, tendo um plano, a concentração
estará focalizada nele.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *