Vendas | Aprenda a lidar com o stress!

 

Comercial…profissão com fama de estar entre as mais stressantes! Não é para qualquer um e nem todos aguentam o stress e a pressão para o sucesso. Horas em pé, horas ao volante, fins-de-semana nem vê-los!

Aos persistentes e que ficam pela paixão à profissão, tentamos aqui contribuir com 6 pequenas ajudas para que consigam descer à terra e descontrair um pouco no meio do stress – uma vez que, se não tentarmos baixar os níveis de stress pode haver consequências quer a nível profissional, quer a nível pessoal.

Atitude Positiva!

Às vezes estamos em baixo e alguém nos diz…vá, “pensa positivo”. É isto.

Pense positivo e tenha atitudes de acordo com esse pensamento. O esforço interno que fazemos para alterar o nosso estado de espírito vai também ajudar-nos a desbloquear nos momentos em que precisamos de uma ideia “fora da caixa”. Não se foque apenas nos números a atingir no final do dia, pense antes em maneiras diferentes de resolver problemas do cliente. Para isso tem de acreditar em si e no produto ou serviço que está a vender e conhecê-lo como ninguém. As respostas vão começar a surgir, e de uma maneira menos stressante.

Música para os seus ouvidos!

Ele é email, ele é prazos, ele é chamadas, mensagens, Watsapp, Twitter, Instagram, Facebook…durante o dia um vendedor é constantemente bombardeado por dúvidas, questões, prazos de última hora, visitas inesperadas etc. Isto provoca uma distração constante e faz com que seja difícil manter o foco nos objetivos. O que sugerimos, é que tenha 30min, sim 30min, por dia para pôr uns phones e não pensar em nada. Deixe-se levar pela música (calma e alegre) e aprenda a abstrair.

Faça uma pausa…

Visitas, reuniões, viagens… a agenda de um vendedor é super preenchida, mas as pausas são fundamentais. Já referimos a música. Mas pequenas pausas para descontrair aumentam a produtividade e ajudam a manter o foco.

Relaxe!

A nossa postura no trabalho diz muito sobre o nossos níveis de stress. Pessoas com níveis de stress mais elevados tendem a estar muito perto do ecrã do computador, com o pescoço em tensão permanente. Mesmo fora do escritório o stress pode provocar tensão muscular na zona do pescoço e costas. Faça o possível e impossível e aliviar essa pressão nos músculos e para conduzir direito, sem inclinar o tronco para um dos lados. Vai ver que ajuda!

 

Relaxe…mas não muito!

Relaxado sim, parado não! A atividade física tem de estar presente diariamente na vida de um vendedor. Há de vários tipos: Ginásio, corrida, dança, brinque com os seus filhos (se tiver) – ajuda a descontrair, faça parte de uma equipa desportiva, saia de casa para “fazer coisas” – não fique sempre em casa porque está cansado, saia!

Durma!

Os nossos pais deitavam-nos todos os dias à mesma hora quando éramos pequenos. Quando crescemos esse hábito muda porque somos nós que regulamos os nossos horários. O nosso corpo é uma máquina (das boas!) que reconhece as rotinas e então prepara-se para fazer o mesmo todos os dias à mesma hora.

Se não criarmos rotinas, estamos a confundir o corpo, a enviar mensagens contraditórias e acabamos por prejudicar os ciclos de sono, é por isso que às vezes acordamos tão cansados.

Então jante cedo, crie uma rotina de sono e deixe o telemóvel fora do quarto, não há email que não possa esperar até de manhã! Isto é muito importante, porque o stress pode provocar falta de sono, mas a falta de sono também pode potenciar os nossos níveis de stress. São 7h a 9h de sono a cumprir diariamente!

Colaboradores dedicados | Como aumentar o seu compromisso?

A globalização é um fenómeno relativamente recente que veio revolucionar as nossas vidas, quer a nível pessoal quer a nível profissional. Com a globalização (e também através dela) chegou a Era Digital. Nós, mais velhos, tivemos que que passar por um processo de aprendizagem e adaptação a este novo mundo. Mas os mais novos já cresceram com ela, tudo é intuitivo e fácil. Não há dúvidas nem complicações, não vão perguntar aos pais, vão explicar aos pais…

Profissionalmente, podíamos escrever um livro só sobre as vantagens e desvantagens da Era Digital nos negócios. Mas vamos focar no essencial para este artigo. Portas abriram-se, com elas vieram as oportunidades. Mas um desafio ficou no ar…como podemos ser uma empresa competitiva e que atraia recursos com potencial? Uma vez que consiga encontrar a pessoa certa… como fazer com que ela queira ficar?  As motivações vão evoluindo, temos de evoluir com elas.

Partilhamos neste post 6 passos no caminho para o sucesso no que diz respeito à contratação e retenção de talentos:

Cultura empresarial

Antes de dar a conhecer a sua empresa ao mundo deve, antes de mais, ter uma cultural empresarial estruturada e sólida. Pontos fundamentais como a missão, visão, valores, têm de ser partilhados. Outros pontos fundamentais que vão ao encontro do que as pessoas procuram numa empresa são os objetivos de negócio, a situação atual da empresa. Toda esta informação tem de estar atualizada e tem de ir ao encontro do que realmente se passa na empresa.

Transparência

Trabalhada a cultura empresarial é fundamental não esquecer que não pode comunicar que a empresa se rege por uma missão se os seus colaboradores não a conhecem. Tem de comunicar externa e internamente. Agora a questão é…com que imagem? A imagem que quer passar tem de ser coerente com os conteúdos que partilha. Ou seja, a transparência é essencial para que esta relação resulte. Isto porque se contrata alguém, e a experiência de trabalho não está de acordo com o que lhe foi “vendido”, vai perder o talento que acabou de entrar. Mostre orgulhosamente como é trabalhar na sua empresa. As instalações, o ambiente de trabalho, a equipa…Tudo o que comunique cultura organizacional. Ao partilhar mostra que tem orgulho na empresa. Todos querem trabalhar numa empresa em que a equipa veste a camisola, é sinal que estão contentes com o trabalho.

The One


Há muitas maneiras de chegar até à pessoa certa para um determinado cargo. Dois métodos de pesquisa que não deve descartar são as redes sociais e os seus atuais colaboradores. A recomendação de alguém que já trabalhou com um candidato e que conhece o seu potencial  na prática pode-lhe poupar meses de busca.

Primeiro contacto


Da mesma maneira que não espera que o discurso do seu potencial colaborador seja mecânico e igual ao de tantos outros, o seu também não deverá ser. A entrevista deverá ser descontraída para que possa avaliar certos elementos que de outra forma não será possível avaliar. Seja sincero em relação às expectativas que tem para com o candidato para que ele possa perceber se vão ao encontro das expectativas dele.

Da mesma forma que está a avaliar, também o candidato está a avaliar se esta é uma empresa em que gostava de trabalhar, nunca se esqueça disso e mantenha sempre presente as características diferenciadoras da sua empresa. o que tem para lhe oferecer que as outras empresas não têm?

Equipa


Se os seus colaboradores são importantes para si, envolva-os num sentimento de pertença. Por exemplo, comemore ocasiões como os aniversário, a antiguidade, a maternidade/ paternidade, convide-os  para eventos corporativos, festas de Natal entre tantas coisas mais que podem ser feitas. Nunca se esqueça de que os seus colaboradores passam mais horas a trabalhar do que em casa, por isso a empresa deve ser uma espécie de segunda família/ casa.

 Remuneração

O dinheiro não é a única motivação dos seus colaboradores, já vimos alguns pontos que influenciam bastante o bem-estar e motivação de quem passa o dia a trabalhar. Mas, ainda assim, tem alguma influência. Deve ser adequado à quantidade, qualidade e responsabilidade inerentes à função respetiva.

O que também pode ajudar e que não implica diretamente um aumento salarial é a formação, o acesso a um seguro de saúde, dispositivos móveis, entre outros.

A retenção dos seus colaboradores passa em grande medida por fazer com que eles se sintam contentes com as funções que desempenham, motivados e totalmente integrados e confortáveis com a equipa.

 

Este é um desafio diário na exceder. Trabalhamos diariamente para criar profissionais motivados e competentes, quer eles fiquem ou não na empresa. O importante é manter a qualidade das equipas e fazer parte de um percurso de sucesso.

 

Que o colaborador que entra hoje na exceder tenha orgulho e projete esse mesmo orgulho em cada uma das suas vendas!

 

 

8 regras que o vão ajudar a combater a ansiedade durante apresentações!

Numa altura do ano em que se somam reuniões, festas de Natal da empresa, exames e até mesmo entrevistas de trabalho, o que não falta por aí certamente, são pessoas nervosas (muuuuito nervosas) com as apresentações que vão ter de fazer. Há quem tenha mais facilidade que encare o assunto de maneira leve. Mas outros…nem por isso!

Este artigo tem como objectivo ajudar esses mesmos, os mais ansiosos, a ter alguma paz de espírito e a não arrancar alguns cabelos pelo caminho! Há regras que o vão ajudar, vai-se sentir mais confiante e, consequentemente, menos nervoso.

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FALE DEVAGAR

A maioria dos ansiosos tende a carregar no acelerador, talvez por medo de se esquecer das coisas…Faça um esforço, fale compassadamente, desacelere!

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RESPIRE

Um factor importante que está relacionado com o ponto anterior é a respiração. Respire! Aproveite que está a falar mais devagar e vá respirando, com calma.Se não respirar como deve ser pode mesmo falhar algumas palavras.

botao-de-video-pausa_318-33989USE PAUSAS

Já conseguiu conciliar a respiração com o falar lentamente… agora use pausas. As pausas permitem ao público pensar um pouco no que estão a ouvir e ajudam a dar ênfase a um ponto de vista. Além de cativar a atenção das pessoas, vai também dar-lhe mais tempo para se relembrar do que vem a seguir. Estas pausas deverão andar entre os 10 e os 15 segundos.

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PROJECTE A VOZ

Certifique-se de que TODA a sala o consegue ouvir. Projecte a sua voz não para quem está à sua frente, mas para a última fila da sala. É muito desconfortável para quem está a assistir ter que fazer um esforço para o ouvir, rapidamente perde o foco.

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Está a fazer uma apresentação para o público, não é para a tela, não é para o tecto, não é (definitivamente) para as paredes! Primeira ajuda, se conseguir tenha o computador à sua frente, se não conseguir leve cartões pequenos com a apresentação de modo a que nunca tenha de se virar de costas para o público.

Não tenha medo de estabelecer contacto visual, isto vai fazer com que as pessoas estejam mais atentas. É importante para que se concentrem naquilo que está a dizer.

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NÃO  PEÇA DESCULPA

Os erros e esquecimentos vão acontecer,o   importante é aprender a lidar com eles com naturalidade. As pessoas não vão perceber que se esqueceu de um pormenor, portanto, não chame atenção para isso. Não volte atrás, não peça desculpa! Respire, faça uma pausa e continue naturalmente!

 

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 TREINE

Prepare a sua apresentação com tempo. Quando terminar comece por treinar sozinho ao espelho. Quando já tiver algum à vontade, pratique com família ou colegas de trabalho. Treino nunca é demais. Quanto mais treinar, mais confiante se vai sentir, o discurso vai ser cada vez mais fluído.

Este é o ponto mais importante, isto porque durante este treino vai ter de pôr todos os outros pontos em prática.

Para a exceder este exercício é fundamental uma vez que é aplicado diariamente por todos os nossos vendedores, dos quais temos um enorme orgulho. Nunca se esqueçam de rever os vários pontos, todo o treino é bem-vindo!

 

6 DICAS sobre como se preparar para uma entrevista de trabalho

 

 

A escola e a faculdade transmitem-nos muitos conteúdos, uns mais teóricos, outros mais práticos. Mas há coisas que de facto só se aprendem a fazer, fazendo (cliché muito assertivo neste caso específico) e as entrevistas de trabalho inserem-se neste grupo. Apesar de isto não ser tido em conta no ensino, a preparação para uma entrevista é fundamental para o sucesso da mesma.

Sim, devemos ser naturais e fiéis à nossa maneira de ser e de estar. Mas, apesar dos nervos, também é fundamental fazer transparecer uma imagem de confiança, de segurança e quanto mais bem preparados formos para a entrevista, mais facilmente passamos essa imagem e isso pode fazer a diferença…

De modo a tentar ajudar neste aspecto, a exceder partilha neste post 6 pontos que consideramos essenciais na preparação para qualquer entrevista de trabalho quer seja em vendas ou noutra área!

 

Pesquise 

Assim que souber que vai ter uma entrevista na empresa X, pesquise, investigue, informe-se sobre a empresa em questão – o que a empresa faz, em que sector, a sua história… Não vá a uma entrevista sem saber o mínimo sobre a empresa – empresa esta que está a demonstrar interesse nas suas aptidões, esse interesse deve ser recíproco, senão não teria enviado o seu CV.

Isto vai ajudar a evitar situações embaraçosas, nomeadamente se alguém o questionar sobre a actuação da empresa no mercado. Mas atenção, essa informação é para guardar de modo a poder responder quando lhe fizerem perguntas, mostrando proatividade. Não é para “despejar”, ninguém gosta de sabichões!

 

Remuneração

 

A par da investigação que fez sobre a empresa, tente perceber se o intervalo salarial para a função/sector é competitivo. Se não encontrar dados relevantes sobre as remunerações em determinada função e/ou sector, tenha pelo menos em mente um valor para o caso de ser confrontado com esta questão (por exemplo: penso que um valor justo andaria entre 700€/800€). Se não o fizer e a questão surgir, corre o risco de propor uma quantia totalmente desajustada (seja superior ou inferior àquilo que a empresa está disposta a pagar).

 

Mais-valia

 

Pense antecipadamente no valor que vai acrescentar à empresa, o que é que a empresa ganha se o contratar? Qual é a sua mais-valia? Porquê? Vai fazer a diferença? Como? Este pode ser o factor de diferenciação para com os outros candidatos.

Pense nas características que um vendedor, por exemplo, deverá apresentar… Espírito de equipa, confiança, boa articulação do discurso e faça por realçar essas mesmas características.

Como ninguém é perfeito, e “quando a esmola é muita o santo desconfia”, pense também nas suas fraquezas. Conhecer os nossos pontos fracos e limitações demonstra uma preocupação em fazer uma auto-análise sincera.

 

Demonstre

 

Ainda relativamente ao ponto anterior, pense em alguns exemplos que concretizem ou ilustrem as suas competências na prática. Através da sua experiência profissional pode demonstrar que de facto acrescenta valor à empresa. Nestes exemplos seja assertivo e tente que a conversa surja naturalmente, para que não parece que se está a gabar dos seus feitos.

Se não tiver os exemplos pensados, vai demorar a lembrar-se e passa a imagem de que tem dificuldade a lembrar-se porque era bom no seu trabalho…

 

Pratique

 

Pratique, pratique até à exaustão! Imagine todas as perguntas que lhe poderão ser feitas, sobre si, sobre a empresa, sobre a sua experiência profissional, sobre o seu percurso académico, etc e escreva essas perguntas num papel. Escreva as respostas e treine! O ideal é praticar com outras pessoas e não sozinho. Peça a uma pessoa para fazer as perguntas do papel e outras que se lembre. Depois de ter os pontos anteriores na ponta da língua, pratique e vai sentir-se cada vez mais confiante. Os nervos não vão desaparecer, mas vai certamente sentir-se mais seguro de si e das suas competências o que o vai ajudar a descontrair.

 

Ritual

 

Entre o contacto telefónico e o dia da entrevista por vezes o tempo é curto. Mas não fique preocupado, vai ser suficiente! Aprenda a relaxar e a interiorizar tudo o que aprendeu e praticou. Se for marcada para o dia seguinte e trabalho de casa feito, deite-se cedo, leia um pouco para relaxar. Se tiver dificuldade em adormecer leia mais um pouco e faça exercícios de relaxamento (http://lifestyle.sapo.pt/saude/bem-estar/artigos/exercicios-de-relaxamento).

No dia da entrevista acorde cedo para não andar a correr. Tome um bom pequeno-almoço, saia de casa com antecedência, de maneira a que mesmo que esteja trânsito, não haja atrasos.

Lembre-se que só temos UMA oportunidade de provocar uma boa primeira impressão, e que esta é fundamental para o decorrer da entrevista. Portanto, vista-se adequadamente e mostre-se confiante.

PROTOCOLO NOS NEGÓCIOS | 13 regras básicas

Quer se queira, quer não, a primeira impressão tem um impacto crucial e o convívio profissional implica regras. A essas regras chamamos protocolo empresarial e influenciam não só a primeira impressão, como todo o comportamento profissional. Sempre que vamos ao cliente estamos a representar a nossa empresa, deste modo estas normas de actuação influenciam a percepção da imagem da empresa, por parte do cliente – se as cumprirmos, a empresa vai passar uma imagem de rigor, determinação, educação, factores que podem ser decisivos no momento de fechar uma venda. Pode fazer a diferença!

A exceder tem uma equipa com excelente formação, cumpridora e preocupada, com noção da influência que estes factores podem ter no cliente. Desde a maneira como um vendedor vai vestido para uma reunião, ao simples aperto de mão firme ao cliente, nada nos passa ao lado! Por este motivo, decidimos ajudar quem não se sente confiante em situações profissionais formais, podendo também aplicá-las à vida pessoal. Aqui ficam 13 regras fundamentais:

Apresentação

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1ª Levante-se | SEMPRE que é apresentado a alguém, levante-se! Ao levantar-se faz sentir a sua presença – se não se levantar vai mais facilmente passar despercebido e o cliente desiste facilmente.

2ª Cumprimento | Se for hierarquicamente superior, ou se for o anfitrião (independentemente do género), inicie o aperto de mão com confiança e firmeza, é o que esperam de si.

3ª Nome | Diga sempre o seu primeiro e último nome, de forma articulada e com boa entoação, de maneira a que a pessoa oiça à primeira. Por vezes, mesmo quando o fazemos com clareza, as pessoas esquecem-se ou estão distraídas e não percebem…bem, você também é uma pessoa. Se isto lhe acontecer não tenha vergonha de dizer “desculpe, pode repetir?”, ou “desculpe, mas esqueci-me do seu nome, pode repetir?”. Ficar na ignorância é muito pior, uma vez que poderá ter de apresentar essa pessoa a alguém. 

Dresscode

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4ª Roupa | Vista-se de maneira adequada, nem demais, nem de menos. É fundamental no que diz respeito à comunicação não-verbal. A maneira como nos apresentamos visualmente pode influenciar a reputação ou mesmo tirar credibilidade, por melhor vendedor que seja.

Agradeça, mas não demais

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5ª Confiança | Se disser “obrigado” muitas vezes durante uma conversa, a palavra vai perder a credibilidade e a intensão inicial dilui-se – além de que o faz parecer inseguro e carente. Não repita mais do que 2 vezes.

Telefone sempre, mas no bolso

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6ª Telemóveis | TODOS, – principalmente quem trabalha em vendas, – andamos com o telemóvel sempre à mão, para todo o lado. Mas quando está no cliente esqueça a mão. Todos os assuntos pendentes são resolvidos antes da reunião, ou depois! Durante é que não, foque toda a sua atenção no cliente.

Tecnologias do dia-a-dia

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7ª LinkedIn | Pode parecer uma rede social super funcional, e é, mas é profissional! Portanto adeqúe a sua fotografia e perfil ao sector em questão. Destaque-se pela positiva como sendo uma pessoa séria, credível,  acessível e transparente. Evite fotografias desfocadas, de perfil, com decote e com muita maquilhagem (no caso das senhoras), a rir demasiado, t-shirts, corpo inteiro (a cara é o que deve sobressair).

8ª E-mail pessoal | E na procura de trabalho? Envie currículos para as empresas pretendidas, mas atenção…não vai querer ser a chacota da empresa ainda antes de lá pôr os pés. Se quer passar uma imagem de credibilidade, comece por esquecer a sua conta antiga caso esta tenha uma morada com um nome infantil, alcunha, clube de futebol, entre outros, e escolha um e-mail com um tom profissional (primeiro e último nome, iniciais do nome, primeira inicial seguida de ponto e apelido, etc).

9ª E-mail profissional | Se está a enviar um e-mail para um cliente tenha muita atenção ao tom com que o faz. A saudação deve ser sempre cordial. Reveja SEMPRE o destinatário do e-mail que está a enviar. Por vezes basta não carregar bem no rato e lá aparece outro contacto. Muito cuidado!

No trabalho

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10ª Educação | Seja educado e simpático para todos. Diga sempre bom dia, conheça ou não a pessoa.

11ª Apontar | Pode apontar sim, mas de mão aberta (com os dedos juntos). Ou seja, aponte com a mão como se estivesse a demonstrar alguma coisa. Apontar com o dedo indicador transmite agressividade.

12ª Pontualidade | Seja pontual! Não se chega atrasado a reuniões, pois não queremos parecer desleixados aos olhos do cliente, seja por que motivo for. Mais vale ter a certeza que chega um pouco antes e assim até tem tempo para tomar um café com calma.

13ª Seriedade | NUNCA beba demais em situações de trabalho, reuniões, ou mesmo festas de empresa. Carreiras já foram destruídas por menos, pois as pessoas tendem a ficar demasiado confiantes ou arrogantes e acabam por dizer tudo o e que querem…e não querem!

 

 

 

 

 

VENDAS | 10 dicas para se manter motivado

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Numa altura em que quase toda a gente está a voltar do seu merecido descanso, pomo-nos a pensar na motivação nestes períodos de paragem. Nem todos reagimos do mesmo modo, há quem volte super motivado depois de umas boas férias e também há quem queira adiantar o máximo de trabalho possível antes das férias, de modo a poder descansar sem ficar a pensar se deixou algum ponto importante para trás…mas a tendência é haver quebras motivacionais exactamente antes e depois das férias.

Quando as férias estão a chegar, não é fácil manter o foco no trabalho, queremos planear a viagem até ao último detalhe, cada vez que ligamos o computador lá aparece uma dica e quando damos por nós já não estamos a ser produtivos e, ao sentir isso, ficamos desmotivados para o trabalho e motivados para as tão desejadas férias. Conselho? Concentre-se, vai ter tempo para descansar, dê o litro nos últimos dias e viage descansado e sem remorsos.

Na exceder queremos sempre vendedores motivados e focados nos objectivos. Este período de férias é um ponto que temos sempre em conta. Então, no sentido de ajudar os nossos colaboradores a recuperar a energia fundamental para voltar à produtividade diária, deixamos aqui 12 dicas práticas de motivação para aplicar diariamente:

Deitar cedo e cedo erguer

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Acorde cedo, volte à rotina! Acordar cedo e com tempo permite fazer tudo com calma. Tome um banho e relaxe, sente-se à mesa, leia o jornal, converse com a família. Começar o dia com calma é muito importante para ter uma manhã produtiva. Evite acordar tarde e em stress!

Pequeno-Almoço

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Para um dia produtivo (tendo em conta que cumpriu a primeira dica) nada como um bom pequeno-almoço, nutritivo e saciante. Sente-se com calma e aproveite esta refeição que vai ser a mais descontraída e regeneradora. Veja algumas ideias para um pequeno-almoço saudável e completo: (http://aminhadieta.com/artigos/18-sugestoes-para-pequeno-almoco-saudavel)

No caminho

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Aproveite as viagens até ao seu local de trabalho para descontrair. Não pense (ainda) no trabalho. Oiça a sua música ou aqueles programas na rádio que o deixam a rir sozinho. Isto vai ajudar a entrar no trabalho com um sorriso na cara e uma atitude positiva, em vez do ar de quem caiu da cama.

Planeamento

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Antes de chegar ao cliente, uma vez que no caminho veio a descontrair, planifique o seu dia de trabalho. Calendarize e defina objectivos (atingíveis) e comece por aquelas tarefas que trazem resultados positivos mais rapidamente. Concentre-se no plano, mas mantenha sempre uma certa flexibilidade, pois a equipa também enriquece o seu trabalho!

Foco

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Mantenha o foco no plano que traçou. Será que está a gerir o seu tempo de maneira a que seja canalizado apenas para o que realmente lhe traz resultados? Seja eficaz, mantenha a sua atenção nas vendas e em como as potenciar.

Ritmo

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Cada um tem o seu ritmo – cliché, mas uma frase muito assertiva. Descubra o seu. Não é preciso, nem conveniente, que assuma várias tarefas ao mesmo tempo. Não é isso que o vai tornar mais produtivo, pelo contrário, os erros vão surgir. São esses erros que, por vezes, nos fazem perder vendas. Tarefa em tarefa, chegamos lá!

Teamwork

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A equipa está lá para ajudar. Não tenha medo de recorrer. Participe, perceba as vantagens do trabalho em equipa. Juntos, trabalham mais depressa no cumprimento de objectivos comuns e da empresa. Partilhe as suas conquistas, motivando os outros vendedores a atingir resultados. Vai receber feedback positivo e negativo, que é fundamental para melhorar o seu desempenho e ajudá-lo a ser cada vez mais eficaz.

Atitude

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Mantenha a energia positiva que conquistou de manhã. A atitude positiva contagia! Puxe pelos seus colegas mais negativos, divirta-se com a equipa! É a melhor maneira que há para chegar a casa à noite bem-disposto, o que é fundamental na sua relação familiar.

 Workout

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Lá porque chega fisicamente cansado a casa…não é desculpa! Faça exercício! Vai custar os primeiros dias. Mas é fundamental por diversas razões – reduz o stress, aumenta a resistência, ajuda a corrigir a postura no escritório, obriga-o a alongar (logo ajuda também os músculos a relaxar), emagrece…algum ponto negativo? O dinheiro? Acredite que o que vai gastar em dinheiro, reverte-se em saúde.

Descanso do rei

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Descanse…mas não exagere! Faça coisas. Não abuse do descanso, é por isso que dormimos à noite. Durante o dia seja produtivo, faça coisas diferentes, vá a sítios onde nunca foi, experimente um restaurante novo, passeie…estas actividades vão torná-lo mais positivo e vai-se sentir mais vivo!

Amanhã é um óptimo dia para pôr em prática, experimente!