Não é segredo nenhum que por conta da correria do dia-a-dia, dos compromissos e objetivos, acabam-se por perder negócios e muitas oportunidade.
Porém, uma boa equipa de vendas precisa de ser devidamente organizada e supervisionada para obter o melhor resultado.
Aqui ficam algumas dicas:
- Reunir semanalmente
2. Congratular os seus vendedores pelos resultados
Organizar a equipa comercial tem também a ver com reconhecer o desempenho das pessoas. Congratular publicamente os melhores pelos resultados alcançados é o mínimo que pode ser feito para que os vendedores percebam que estão a ser reconhecidos pelo seus esforços.
3. Feedbacks negativos aos vendedores
Passar feedback negativo a um funcionário pode ser um assunto muito delicado.Primeiro, porque cada pessoa entende a crítica de uma maneira e muitas vezes, o que pode ser “apenas um toque” do gestor comercial, pode ser interpretada como uma ofensa pelo vendedor.
Segundo, porque poucas pessoas sabem realmente fazer críticas aos vendedores e isso influencia diretamente no desempenho dos mesmos.
Por isso, o melhor a fazer em uma crítica é conversar pessoalmente e individualmente com esse funcionário. Nunca o repreenda na frente dos outros.
E nunca tente colocar panos quentes.
Faça os elogios ao funcionário e aos seus pontos fortes primeiro, para que ele não se sinta muito mal, mas deixe bem claro o que ele precisa melhorar e o que precisa ser feito.
O comercial precisa criar uma agenda para que o vendedor visite clientes pelo menos alguns dias na semana, para prospectar clientes e desenvolver novos negócios.
Sim. A tarefa do vendedor é também ir até o cliente e descobrir quais são os desafios, os problemas pelos quais os clientes passam e como podem ajudar.
Por isso, garanta que cada vendedor da sua equipe de vendas passe o tempo necessário na rua, e se relaciona e crie novos contatos com os clientes.
5. Estabelecer metas objetivas
Um exemplo é que a meta “crescer” não leva ninguém a lugar algum. Para que uma meta seja alcançada, ela precisa ser definida objetivamente, por exemplo: crescer 25% a mais do que o trimestre passado no segmento B2B.
Essa é uma meta objetiva que faz com que os vendedores saibam o que os gestores esperam deles.
Um exemplo de uma métrica a utilizar para definir as metas de sua equipa de vendas é o 5W2H. Isso vai permitir organizar melhor o desempenho dos vendedores e, ao mesmo tempo vai possibilitar que eles compreendam o que realmente é esperado pela empresa.
5W2H: As diretrizes que fazem parte do processo são:
- What – O que será feito (etapas)
- Why – Por que será feito (justificativa)
- Where – Onde será feito (local)
- When – Quando será feito (tempo)
- Who – Por quem será feito (responsabilidade)
- How – Como será feito (método)
- How much – Quanto custará fazer (custo)
6. Criar Metas Semanais
Qual a razão de todos os vendedores começarem a ficar desesperados no final do mês?
Porque o mês está prestes a acabar e eles estão longe de alcançar as metas pretendidas.
Organizar a equipa de vendas é otimizar os recursos de forma tirar o melhor partido da capacidade de cada profissional.
Por isso, para que o vendedor entenda melhor a sua meta, divida-a em semanas. Defina metas semanais com base no objetivo final. Isso vai ajudar o vendedor a se orientar.
Quando o prazo para o final da meta é menor, os vendedores acabam por criar um senso de urgência e menos se acomodam.
No caso da meta semanal, se o vendedor não vender nada nessa semana, ele simplesmente não alcançou a sua meta.
7. Eliminar elementos anti produtivos
É de conhecimento geral que os social media e afins podem ser grandes matadores de produtividade, mas um ambiente de trabalho descontraído precisa de liberdade entre os funcionários.
Porém, é impossível obter o melhor aproveitamento de uma equipa de vendas que não larga o Facebook, Twitter entre outros canais.
Por isso, recorde a sua equipa que as redes sociais são permitidas, mas que os benefícios precisam ser conquistados e será lhes cobrado o incumprimento das suas metas.
8. Mostar a importância da utilização de uma agenda
A melhor maneira de organizar compromissos é através de uma agenda. Independente de ser uma agenda em papel, ou uma agenda online.
As pessoas acreditam que é possível lembrar de todos os seus compromissos sem ter suas tarefas por escrito, sem um lembrete ou alerta.
Porém, com a correria do dia-a-dia muitos compromissos passam despercebidos e, acabamos por não cumprir as tarefas. Essa é a função da agenda: colocar em ordem e organizar as obrigações diárias dos vendedores.
9. Utilizar um sistema de informação para controlar e organizar agenda de vendas
Um sistema de informação é um grande aliado para uma organização das vendas.
Primeiro, porque o vendedor consegue controlar a agenda do vendedor e o seu relacionamento com os clientes, facilmente através destes sistemas.
Além disso, é possível controlar o desempenho diário dos vendedores, como quantidades de ativos, quantidades de propostas emitidas, quantidade de clientes atendidos, etc.
10. Aliar responsabilidades com liberdade
Os funcionários e vendedores querem liberdade para trabalhar e pensar sem que alguém fique atrás da sua cadeira a controlar as suas tarefas.
Clarifique ao vendedor o que é esperado dele e qual meta ele tem que cumprir. Coloque-se à disposição para um apoio a qualquer parte do dia.
E deixe o seu vendedor livre para administrar o seu tempo e a sua agenda, como for melhor. Isso significa confiar no vendedor e demonstrar que a empresa acredita que ele irá desempenhar o seu papel da melhor maneira.
A fama de vendedor desorganizado não precisa ser verdade na sua empresa!
Dar a devida atenção aos vendedores, deixar claro o que a empresa espera deles e acompanhar através dos sistemas de informação, são os passos principais para que de cada vendedor até à concretização da venda.
Deixe um comentário