Vendas | Aprenda a lidar com o stress!

 

Comercial…profissão com fama de estar entre as mais stressantes! Não é para qualquer um e nem todos aguentam o stress e a pressão para o sucesso. Horas em pé, horas ao volante, fins-de-semana nem vê-los!

Aos persistentes e que ficam pela paixão à profissão, tentamos aqui contribuir com 6 pequenas ajudas para que consigam descer à terra e descontrair um pouco no meio do stress – uma vez que, se não tentarmos baixar os níveis de stress pode haver consequências quer a nível profissional, quer a nível pessoal.

Atitude Positiva!

Às vezes estamos em baixo e alguém nos diz…vá, “pensa positivo”. É isto.

Pense positivo e tenha atitudes de acordo com esse pensamento. O esforço interno que fazemos para alterar o nosso estado de espírito vai também ajudar-nos a desbloquear nos momentos em que precisamos de uma ideia “fora da caixa”. Não se foque apenas nos números a atingir no final do dia, pense antes em maneiras diferentes de resolver problemas do cliente. Para isso tem de acreditar em si e no produto ou serviço que está a vender e conhecê-lo como ninguém. As respostas vão começar a surgir, e de uma maneira menos stressante.

Música para os seus ouvidos!

Ele é email, ele é prazos, ele é chamadas, mensagens, Watsapp, Twitter, Instagram, Facebook…durante o dia um vendedor é constantemente bombardeado por dúvidas, questões, prazos de última hora, visitas inesperadas etc. Isto provoca uma distração constante e faz com que seja difícil manter o foco nos objetivos. O que sugerimos, é que tenha 30min, sim 30min, por dia para pôr uns phones e não pensar em nada. Deixe-se levar pela música (calma e alegre) e aprenda a abstrair.

Faça uma pausa…

Visitas, reuniões, viagens… a agenda de um vendedor é super preenchida, mas as pausas são fundamentais. Já referimos a música. Mas pequenas pausas para descontrair aumentam a produtividade e ajudam a manter o foco.

Relaxe!

A nossa postura no trabalho diz muito sobre o nossos níveis de stress. Pessoas com níveis de stress mais elevados tendem a estar muito perto do ecrã do computador, com o pescoço em tensão permanente. Mesmo fora do escritório o stress pode provocar tensão muscular na zona do pescoço e costas. Faça o possível e impossível e aliviar essa pressão nos músculos e para conduzir direito, sem inclinar o tronco para um dos lados. Vai ver que ajuda!

 

Relaxe…mas não muito!

Relaxado sim, parado não! A atividade física tem de estar presente diariamente na vida de um vendedor. Há de vários tipos: Ginásio, corrida, dança, brinque com os seus filhos (se tiver) – ajuda a descontrair, faça parte de uma equipa desportiva, saia de casa para “fazer coisas” – não fique sempre em casa porque está cansado, saia!

Durma!

Os nossos pais deitavam-nos todos os dias à mesma hora quando éramos pequenos. Quando crescemos esse hábito muda porque somos nós que regulamos os nossos horários. O nosso corpo é uma máquina (das boas!) que reconhece as rotinas e então prepara-se para fazer o mesmo todos os dias à mesma hora.

Se não criarmos rotinas, estamos a confundir o corpo, a enviar mensagens contraditórias e acabamos por prejudicar os ciclos de sono, é por isso que às vezes acordamos tão cansados.

Então jante cedo, crie uma rotina de sono e deixe o telemóvel fora do quarto, não há email que não possa esperar até de manhã! Isto é muito importante, porque o stress pode provocar falta de sono, mas a falta de sono também pode potenciar os nossos níveis de stress. São 7h a 9h de sono a cumprir diariamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *