VENDAS | 10 dicas para se manter motivado

blog.jpg

Numa altura em que quase toda a gente está a voltar do seu merecido descanso, pomo-nos a pensar na motivação nestes períodos de paragem. Nem todos reagimos do mesmo modo, há quem volte super motivado depois de umas boas férias e também há quem queira adiantar o máximo de trabalho possível antes das férias, de modo a poder descansar sem ficar a pensar se deixou algum ponto importante para trás…mas a tendência é haver quebras motivacionais exactamente antes e depois das férias.

Quando as férias estão a chegar, não é fácil manter o foco no trabalho, queremos planear a viagem até ao último detalhe, cada vez que ligamos o computador lá aparece uma dica e quando damos por nós já não estamos a ser produtivos e, ao sentir isso, ficamos desmotivados para o trabalho e motivados para as tão desejadas férias. Conselho? Concentre-se, vai ter tempo para descansar, dê o litro nos últimos dias e viage descansado e sem remorsos.

Na exceder queremos sempre vendedores motivados e focados nos objectivos. Este período de férias é um ponto que temos sempre em conta. Então, no sentido de ajudar os nossos colaboradores a recuperar a energia fundamental para voltar à produtividade diária, deixamos aqui 12 dicas práticas de motivação para aplicar diariamente:

Deitar cedo e cedo erguer

blog-acordar

Acorde cedo, volte à rotina! Acordar cedo e com tempo permite fazer tudo com calma. Tome um banho e relaxe, sente-se à mesa, leia o jornal, converse com a família. Começar o dia com calma é muito importante para ter uma manhã produtiva. Evite acordar tarde e em stress!

Pequeno-Almoço

blog-pa-2

Para um dia produtivo (tendo em conta que cumpriu a primeira dica) nada como um bom pequeno-almoço, nutritivo e saciante. Sente-se com calma e aproveite esta refeição que vai ser a mais descontraída e regeneradora. Veja algumas ideias para um pequeno-almoço saudável e completo: (http://aminhadieta.com/artigos/18-sugestoes-para-pequeno-almoco-saudavel)

No caminho

blog-no-caminho

Aproveite as viagens até ao seu local de trabalho para descontrair. Não pense (ainda) no trabalho. Oiça a sua música ou aqueles programas na rádio que o deixam a rir sozinho. Isto vai ajudar a entrar no trabalho com um sorriso na cara e uma atitude positiva, em vez do ar de quem caiu da cama.

Planeamento

blog-planeamento

Antes de chegar ao cliente, uma vez que no caminho veio a descontrair, planifique o seu dia de trabalho. Calendarize e defina objectivos (atingíveis) e comece por aquelas tarefas que trazem resultados positivos mais rapidamente. Concentre-se no plano, mas mantenha sempre uma certa flexibilidade, pois a equipa também enriquece o seu trabalho!

Foco

blog-foco

Mantenha o foco no plano que traçou. Será que está a gerir o seu tempo de maneira a que seja canalizado apenas para o que realmente lhe traz resultados? Seja eficaz, mantenha a sua atenção nas vendas e em como as potenciar.

Ritmo

blog-ritmo

Cada um tem o seu ritmo – cliché, mas uma frase muito assertiva. Descubra o seu. Não é preciso, nem conveniente, que assuma várias tarefas ao mesmo tempo. Não é isso que o vai tornar mais produtivo, pelo contrário, os erros vão surgir. São esses erros que, por vezes, nos fazem perder vendas. Tarefa em tarefa, chegamos lá!

Teamwork

blog-teamwork

A equipa está lá para ajudar. Não tenha medo de recorrer. Participe, perceba as vantagens do trabalho em equipa. Juntos, trabalham mais depressa no cumprimento de objectivos comuns e da empresa. Partilhe as suas conquistas, motivando os outros vendedores a atingir resultados. Vai receber feedback positivo e negativo, que é fundamental para melhorar o seu desempenho e ajudá-lo a ser cada vez mais eficaz.

Atitude

blog-atitude

Mantenha a energia positiva que conquistou de manhã. A atitude positiva contagia! Puxe pelos seus colegas mais negativos, divirta-se com a equipa! É a melhor maneira que há para chegar a casa à noite bem-disposto, o que é fundamental na sua relação familiar.

 Workout

blog-workout

Lá porque chega fisicamente cansado a casa…não é desculpa! Faça exercício! Vai custar os primeiros dias. Mas é fundamental por diversas razões – reduz o stress, aumenta a resistência, ajuda a corrigir a postura no escritório, obriga-o a alongar (logo ajuda também os músculos a relaxar), emagrece…algum ponto negativo? O dinheiro? Acredite que o que vai gastar em dinheiro, reverte-se em saúde.

Descanso do rei

blog-descanse

Descanse…mas não exagere! Faça coisas. Não abuse do descanso, é por isso que dormimos à noite. Durante o dia seja produtivo, faça coisas diferentes, vá a sítios onde nunca foi, experimente um restaurante novo, passeie…estas actividades vão torná-lo mais positivo e vai-se sentir mais vivo!

Amanhã é um óptimo dia para pôr em prática, experimente!

299 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *