Como preparar e conduzir uma boa entrevista de emprego

Obviamente que não existe uma “receita mágica” para se preparar e conduzir uma boa entrevista de emprego. Cada caso é um caso, e cada empresa tem a sua cultura e realidade muito próprias. No entanto, existem algumas questões fundamentais que não devem ser descuradas, e que são de alguma forma transversais a qualquer processo de recrutamento. Vejamos então algumas dicas simples de comunicação e psicologia que podem ajudar bastante neste processo:

Preparação e Organização

Em primeiro lugar, tenha uma ideia bem clara do tipo de profissional que pretende contratar. Por exemplo ” Preciso de um programador ” é algo muito vago. É necessário conhecer os problemas e os desafios que ele vai encontrar dentro da sua empresa: se é importante ser dinâmico ou se apenas executará diretrizes de alguém, se irá trabalhar em equipa ou sozinho, quais as linguagens de programação que este programador vai ter que conhecer, etc… Conhecendo bem o perfil ideal para a vaga, é mais fácil decidir quais as perguntas a ser feitas e quais as que vão poder ser deixadas de lado.

Questões Abertas, Liberdade de Resposta

Nunca tente “canalizar” ou induzir uma resposta. Se o entrevistador der a dica, o entrevistado vai sempre dizer o que aquele quer ouvir. Faça perguntas abertas, que favoreçam o raciocínio livre e encorajem realmente o candidato a expor a sua opinião verdadeira durante a entrevista de emprego. Para obter este resultado, use sempre que possível perguntas começadas com “por que considera que….”, “qual sua opinião sobre…” ou então “como pensa que pode…”.

Um Contexto de Cada Vez

Durante uma entrevista de emprego, as perguntas devem ser focadas, devem ter um contexto claro para quem as ouve. É muito mais interessante e eficiente fazer duas perguntas distintas do que tentar fundir dois contextos numa única pergunta e depois obter uma resposta igualmente múltipla.

Use da Neutralidade na Entrevista de Emprego

Embora por vezes seja tentador fazer um comentário pessoal, segure o impulso. A entrevista de emprego é para a empresa conhecer o perfil do entrevistado e não para o entrevistado conhecer o perfil do entrevistador. Não importa a resposta obtida, seja sempre neutro. Com esta postura, o entrevistador também deixa o entrevistado mais a vontade. Tenha sempre em mente que o personagem principal da conversa é o entrevistado e não o entrevistador.

4 Problemas comuns que um entrevistador encontra numa entrevista de emprego

Job Interview with Smiles

Saber selecionar bem um colaborador para a sua empresa nem sempre é fácil. A entrevista representa o primeiro contacto pessoal com os candidatos, daí a importância da preparação de uma boa entrevista de emprego, para que a seleção do melhor seja uma realidade.

Assim como a entrevista de emprego é um desafio para quem é entrevistado, também é um desafio para o entrevistador. Quais as perguntas que devem ser feitas? Que dicas nos dão as respostas dos candidatos na entrevista de emprego? Será que ele(a) está sendo sincero(a) nas suas respostas?

Nem sempre a comunicação entre entrevistado e entrevistador se dá de forma direta e objetiva. Há alguns problemas graves (e comuns) que podem acontecer durante uma entrevista e que prejudicam seriamente a eficácia da mesma:

  1. Perguntas mal elaboradas

 Este é o principal problema que pode ocorrer numa entrevista de emprego.

Uma pergunta mal elaborada, ao invés de obter as informações corretas, acaba por ter o efeito oposto, distorcendo e prejudicando a comunicação.

2. Perguntas muito curtas ou muito longas

Do mesmo modo que uma pergunta muito curta pode produzir uma resposta igualmente pobre (sim e não), a colocação de perguntas muito longas também não é eficaz já que o entrevistado pode não entendê-las ou então entendê-las de forma errada.

A entrevista de emprego deve ser sempre direta e objetiva.

3. Falta de compreensão das respostas do entrevistado

 Quando o entrevistador não faz uma pergunta bem estruturada, muitas vezes pode obter uma resposta igualmente confusa.

Se durante a entrevista de emprego as respostas do entrevistado não forem bem compreendidas, a mesma não está cumprindo o seu papel de expor o perfil desse candidato. Obviamente, o candidato pode sentir-se inseguro ou desconfortável com algum assunto e usar o truque de dar respostas confusas para enganar o entrevistador, mas nem sempre a culpa é dele.

Entender bem uma resposta é importante, pois assim pode-se elaborar melhor a próxima pergunta.

4. Duração da entrevista de emprego

 Esse é outro fator muito importante.

Uma boa entrevista não deve ser nem muito longa e nem muito curta. Do mesmo modo que uma entrevista de emprego curta não explora bem o perfil do candidato, uma entrevista de emprego muito longa é sinal de que ela não é bem conduzida.

O ideal é explorar o perfil do candidato durante a entrevista com perguntas ricas, para poder obter respostas igualmente ricas, tornando o processo mais denso e esclarecedor.

10 principais erros a evitar numa Entrevista de Emprego

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A entrevista de emprego é um momento decisivo para os que procuram conseguir um novo emprego e onde é assumido que pouco pode falhar. Não existe um tipo de entrevista padrão ou conselhos infalíveis para que as entrevistas corram bem. No entanto há comportamentos a evitar e que podem facilitar o sucesso de uma entrevista de emprego:

  1. Atrasoslate-for-meeting

Chegar atrasado a uma entrevista de emprego pode significar o insucesso da mesma. Um atraso demonstra, mesmo antes da entrevista começar, o carácter do candidato – desorganizado ou despreocupado.

Informar-se previamente da localização da empresa, a melhor forma de chegar e ir com tempo de antecedência são possíveis soluções. Caso aconteça um imprevisto e que esteja fora do controlo, é essencial avisar o quanto antes que poderá haver um atraso.

2. Não conhecer a empresa e o sector 515442139_confused_man_answer_101_xlarge

Outro erro que deve ser evitado a todo o custo: mostrar um desconhecimento total da empresa onde vai.

Preparar-se nos dias antecedentes com visitas ao site, redes sociais da empresa, conhecer a sua missão, valores e pesquisar algumas notícias que já possam ter saído sobre a mesma funcionam a favor do candidato. Recolher algumas informações sobre o sector da empresa poderá ser também útil.


3. Falar mal de antigas entidades empregadoras e colegas de trabalho

F0x600alar de uma forma menos positiva de antigos colegas de trabalho e de empresas onde já trabalhou não deverá fazer parte do discurso do candidato. Independentemente das razões dessas más experiências, elas não são uma informação relevante para quem está a recrutar. Além que pode demonstrar que o candidato não tem, por hábito, boas relações com as equipas com quem trabalha.

4. Discurso pouco claro

É aceitável Doubtful Girlque os candidatos estejam nervosos num momento de entrevista. No entanto, insegurança e um discurso pouco claro e assertivo não ajudarão no decorrer do processo. Para evitar “nervosos miudinhos” é possível preparar questões que sejam feitas – mas não devem ser decoradas respostas, mas sim ideias chaves a partilhar e demonstrar a maior naturalidade possível.

Devem ser evitadas respostas confusas a algumas questões mais sensíveis como por exemplo períodos de desemprego. Estas questões podem ser previamente antecipadas para serem respondidas de uma forma rápida e convincente.

5. Comunicação exagerada

It's time for me to stop shouting …Não há nada pior que entrevistar alguém que fala sem parar. O entrevistador não precisa conhecer a história completa da sua vida. Dê respostas curtas, objetivas, sem floreados, máximo de 1 minuto para cada uma, sempre focando as perguntas feitas, enfatizando suas qualidades em relação ao cargo pretendido. Limite-se a responder aquilo que lhe foi perguntado. Caso queira saber mais alguma coisa o(a) recrutador(a) irá perguntar.

6. A imagem

first-impressionÉ habitual ouvirmos dizer “Não há uma segunda oportunidade para uma boa primeira impressão” e num contexto de entrevista de emprego esta ideia é para ser levada muito a sério. Cuidar da imagem (sem exageros) e vestir-se de forma adequada de acordo com a organização demonstra bom senso e é um primeiro passo para sentir-se seguro. Talvez numa entrevista para uma agência de publicidade não seja aconselhável levar um fato, mas o mesmo já não se aplica a uma entidade seguradora ou uma empresa de advogados.

7. Um Ego (demasiado) grande

man-egoDeterminado candidato poderá apresentar um currículo invejável nas melhores empresas. No entanto o ego profissional deverá ficar sempre em segundo plano. Os recrutadores preferem profissionais que valorizem (e relembrem) as conquistas e os projetos bem sucedidos em que o valor da equipa tenha sido o ativo mais importante, mesmo que as capacidades profissionais e pessoais se tenham revelado decisivas.

8. Mentir

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A mentira não é aconselhável em qualquer tipo de contexto, muito menos numa entrevista de emprego. Não exagerar nas qualificações ou nos cargos exercidos é um deles. Facilmente poderá ser descoberta a mentira.

Outro elemento no qual é preferível não mentir é o domínio das línguas. O processo de recrutamento poderá incluir um teste ou uma parte da entrevista poderá ser feita nas línguas requeridas.

9. Linguagem corporalLinguagem-corporal

Evite ter uma postura passiva, com braços cruzados, por exemplo. Sente-se de costas direitas e seja minimamente dinâmico. Olhos nos olhos e um aperto de mão firme são pormenores que pode ter em conta.

10. Seja Discreto Quanto à Sua Vida Privada

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Evite divulgar informações demais sobre sua vida pessoal. Coisas como “Hobbies e interesses pessoais”, no seu currículo, são desnecessárias. Apenas compartilhe informações que sejam relevantes, como pontos de qualificação à vaga pretendida. Sempre mantenha a entrevista num nível profissional.


Conclusão:

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Finalmente, mesmo que você não tenha agradado, não leve isso como coisa pessoal. Não existe ninguém que nunca tenha fracassado uma, duas ou mais vezes. Se isso acontecer, veja pelo lado positivo, aprenda com os erros cometidos e vá em frente, agora com mais experiência.

O que é que os colaboradores esperam de um líder?

Descobre as características de um bom chefe segundo os trabalhadores!

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– Especificidade: diz aos teus colaboradores aquilo que devem fazer, evitando formulas vagas;

– Energização: os teus colaboradores devem saber que podem tomar a iniciativa de tomar eles mesmos a iniciativa sem ser necessárias prévia autorização. Para isso devem ter as ferramentas necessárias para poderem atingir este nível de autonomia;

– Humildade: a honestidade fomenta o sentido de empatia e compreensão mutua pois assumir que não se sabe alguma coisa ou que não se domina certa área, torna-te um melhor líder;

– Honestidade: essencial para manter um ambiente de trabalho salutar e colaborativo;

– Responsabilidade: assume a responsabilidade pela tua equipa e defende-a;

– Respeito: consegue que a tua equipa te respeite através de uma conduta de seriedade e honestidade no trabalho. Sê um exemplo a seguir;

– Autenticidade: diz a verdade e mostra-te sem medos, de forma a conseguir criar verdadeiras relações de empatia com os teus colaboradores.

“Bons Hábitos a adotar para começar um dia de trabalho”

Aproveita o tempo antes do pequeno almoço para fazer algo que pode fazer a diferença nos teus níveis de energia durante o resto do dia e preparar-te com a informação necessária para os desafios profissionais!

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-Acordar cedo;

-Fazer exercício um habito comum a centenas de CEO´s;

-Trabalhar num projeto prioritário que mereça mais atenção e foco;

-Trabalhar num projeto pessoal que te apaixone;

-Passar tempo com a família;

-Fazer networking ao pequeno-almoço em diversos eventos;

-Meditar;

-Pensar nas coisas pelas quais estas grato para começar o dia de forma mais otimista;

-Planear e delinear estratégias aproveitando a manhã e os momentos de maior frescura mental;

-Ler e-mails para conseguir ter uma ideia do que é mais prioritário no dia de trabalho;

-Ler as noticia para saber o que se passa no mundo e na tua área.

Fonte: Human Resources Portugal