Outsourcing? Porquê?

OUTSOURCING : é o ato de delegar uma determinada área de negócio de uma empresa a uma entidade externa. Este tipo de contratação de serviços tem benefícios a nível de custos, eficiência, inovação dos serviços, entre outros que veremos mais à frente.

Abordamos este tema, não só porque somos uma empresa prestadora de serviços na área de gestão de vendas, mas também porque é um conceito de que ouvimos falar com grande frequência. Todos temos conhecimento de grandes empresas com sedes na Europa, por exemplo, e que contratam serviços de outsourcing em países onde os custos são consideravelmente mais baixos – estamos a falar de grandes empresas. Mas e as pequenas e médias empresas? Também beneficiam deste tipo de serviços?

Uma das principais razões que levam pequenas e médias empresas a investir num serviço de outsourcing é a redução de custos. Reduzir custos, permite uma maior margem de manobra e pode mesmo fazer com que se consiga baixar os preços dos produtos e ainda ganhar vantagem competitiva de vendas.

A flexibilidade inerente ao processo (a qual já desenvolvemos mais à frente) é outra vantagem bastante aliciante para este tipo de empresas pois permite começar e acabar projetos com a rapidez de que precisam, sem perder tempo com recrutamento e seleção, com a gestão contratações, formação, etc. Os riscos e consequências inerentes ao processo estão do lado do prestador de serviços, o que significa menos preocupações.

O outsourcing proporciona a empresas pequenas, vantagens que as grandes empresas já têm. Quando o volume de trabalho de pequenas empresas começa a ser demasiado para o suportarem sozinhas, o crescimento torna-se difícil. Recorrer ao outsourcing permite expandir a sua área de negócio sem um aumento considerável nos custos.

Então porquê outsourcing?

Redução de custos

Os custos inerentes ao processo laboral e operacional são mais acessíveis e não necessitam de um grande envolvimento dos quadros da empresa. Quando devidamente implementado, traduz-se em poupanças significativas para a empresa e também em serviços mais eficazes devido à sua especialização (se pesarmos o mesmo cenário mas sem recorrer a um serviço externo). O facto de contratar uma equipa externa significa também que não vai precisar de investir em material tecnológico e de escritório.

Recursos

Uma empresa especialista numa área específica, tem todos os equipamentos e know-how para levar a cabo o trabalho a que se propõe. Logo, isto poderá permitir à empresa ter acesso a recursos fundamentais que não existiam internamente e cujos custos de implementação, de outra forma, não seriam viáveis (sistemas por exemplo).

Responsabilidade

Ao contratar um serviço externo, estamos automaticamente a delegar responsabilidades a outra entidade, ficando a empresa livre de responsabilidades acrescidas inerentes à gestão e controlo de um departamento. Menos preocupações permitem também canalizar a concentração para o que é mais importante.

Foco

O facto de contratar um serviço externo permite que os colaboradores foquem a sua atenção no essencial, sem preocupações. Este facto revela uma melhoria no workflow e permite que os gestores terminem os projetos de maior importância com maior rapidez, sem preocupações e distrações acrescidas.

Expansão

No caso de empresas mais pequenas, o outsourcing (devido à forte especialização que esse serviço detém) permite-lhes expandir com maior rapidez e ter acesso a novas áreas de mercado menos intuitivas e mais difíceis de conquistar.

Flexibilidade

Como bem sabemos Portugal é o país dos processos e burocracias. Essas etapas ficam do lado do prestador de serviços, poupando tempo, dinheiro e risco pois a adaptação é mais rápida e eficaz. O outsourcing contribui para uma maior flexibilidade e adaptação do negócio ao mercado.

Especialização

O trabalho, o tempo, o dinheiro e o envolvimento adjacentes à criação de um departamento, muitas vezes não compensa, principalmente se for um departamento demasiado especializado. Pode levar semanas, meses, ainda tem de contratar, formar…ao contratar um serviço de outsourcing vai direito à meta, sem ter de correr. Também tem custos (menores), mas não tem preocupações e o envolvimento dos quadros passa apenas pelo essencial.

 Melhores serviços

O facto de recorrer aos serviços de uma empresa externa pode (e deve) melhorar os serviços para os quais é contratada. Normalmente, são áreas muito específicas que requerem experiência no mercado. É isso que se pretende contratar. Um serviço especializado, de excelência, cuja equipa seja experiente e proporcione inputs que compensem o gasto.

Infraestruturas

A equipa aumenta, mas o espaço que ocupa não. Tem um escritório pequeno e não quer mudar de instalações de modo a poder manter os gastos, o outsourcing resolve o problema, pois já tem as suas próprias instalações e equipamentos. Esta constitui mais uma medida que lhe permite poupar dinheiro para investir noutras áreas de maior importância.

 Apesar destas e de outras vantagens do outsourcing, esta é uma área em que a informação e comunicação são fundamentais para o sucesso da mesma.

Logo, deve sempre participar e proporcionar todos os dados relevantes para a área em questão à empresa que pretende contratar. Crie uma boa relação, com base na confiança duradoura, e nós tratamos do resto! 

 

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