O papel do supervisor nas vendas: dicas para uma gestão eficiente

Por trás de uma boa equipa comercial existem profissionais competentes, preparados e, claro, um bom supervisor de vendas. O supervisor tem um papel fundamental no sucesso da sua equipa.

O trabalho bem feito de um supervisor pode ser um fator determinante no sucesso do seu negócio. Bom relacionamento, comunicação eficaz, criar um ambiente onde se cultive uma produtividade alta, estão dentro dos benefícios gerados pelo trabalho de um supervisor de vendas, o que o torna muito importante dentro da empresa.

Neste artigo, vamos apontar as principais características de um líder nato e mostrar como a supervisão qualificada interfere diretamente nos resultados.

Contratação de vendedores

Por muito que os processos de contratação de funcionários sejam da responsabilidade de outros setores (como os Recursos Humanos), quando a equipa está destinada ao setor de vendas é essencial que os candidatos passem pelo supervisor da área.

Afinal, o supervisor conhece bem o seu setor, compreende os processos e as necessidades diárias. A sua análise e contribuição para decidir sobre a contratação de um candidato à vaga interferirão diretamente nos resultados da equipa.

Apresentação e integração

É imprescindível que o supervisor tenha em mente a importância da apresentação e integração dos novos elementos à equipa. Mais que apresentar-se a si próprio, um bom líder cria métodos e processos capazes de inserir os novos integrantes ao ritmo da força de vendas, sem grandes complicações.

Após as primeiras introduções, o supervisor deverá integrar os novos vendedores nas rotinas da força de vendas, concedendo-lhes a oportunidade de começar a contribuir para o desenvolvimento da equipa, delegando tarefas possíveis de serem executadas, devido à sua inexperiência na empresa. À medida que o tempo vai passando, deverá aumentar o grau de dificuldade e a responsabilidade aos poucos, até que ele já esteja familiarizado com todos os processos da empresa.

Planeamento estratégico

Para orientar a sua equipa é preciso, antes de qualquer coisa, ter a sua própria orientação. É aqui que entra o planeamento estratégico, essencial não só para definir as metas e objetivos, mas também para estabelecer as tarefas de cada elemento e de cada setor, bem como os prazos para a sua execução.

Crie um planeamento estratégico ambicioso, mas coerente. Seja realista com a complexidade das ações e, principalmente, com os prazos para execução de cada tarefa.

Formação e infraestrutura

Outra atribuição necessária e importante para o supervisor de vendas é a realização de formações e a procura por uma estrutura adequada de trabalho para a equipa.

Além das formações introdutórias, é essencial que o supervisor crie uma rotina de atualização para que a sua equipa esteja sempre em sintonia, ciente de toda e qualquer alteração nos processos e/ou ferramentas utilizadas.

Também é importante compreender os detalhes do trabalho executado pelos vendedores, para encontrar as melhores ferramentas e estrutura para sua execução. Quando o ambiente é propício para o trabalho e quando a infraestrutura contribui para a produtividade os resultados esperados só podem ser os melhores possíveis.

Capacidade de ouvir sugestões e críticas

Um bom líder é aquele que sabe delegar tarefas, prever possíveis conflitos no processo, a fim de resolvê-los. É também aquele que ouve a equipa, as sugestões e contribuições que os seus vendedores dão.

Afinal, quem está na linha de frente, a lidar diretamente com os clientes e fornecedores, pode falar com conhecimento sobre os pontos positivos e negativos, que precisam de ajustes e melhorias.

Constante melhoria na comunicação

A comunicação dentro da equipa é um ponto crucial para a garantia do sucesso da estratégia do negócio. Para isso, é preciso procurar maneiras de melhorar a comunicação interna, nomeadamente do supervisor para toda a estrutura.

É importante ressaltar que a humildade deve ser sempre prioritizada no ambiente de trabalho. Tente sempre manter a postura de líder, mas com o devido respeito a todos.

Nesta altura de readaptação dos negócios, é essencial ter os parceiros ideais ao seu lado. Por esse motivo, pode contar com a exceder como seu parceiro na gestão de vendas. Desde gestão de equipas de venda, de ponto de venda ou ações táticas, estamos disponíveis para o apoiar.

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Viu o nosso artigo anterior? Pode ler o nosso artigo sobre As 5 melhores dicas de vendas para ganhar mais clientes.

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