O Merchandising na Distribuição Moderna

Novas pressões sobre os CEO’s estão a forçá-los a focarem mais esforços nas capacidades comerciais. A crescente competição está a dificultar a produtividade em loja e os consumidores estão cada vez menos leais, procurando tomar as suas decisões de compra quase instantaneamente ao nível dos produtos de consumo, não sendo leais a uma única marca. Estes fatores aliados ao facto de o espaço em loja estar a diminuir como consequência da expansão crescente das linhas de produtos traz alguns desafios. 

Este panorama complexo conduz a que, em diversas instâncias, a equipa de vendas não tenha a melhor abordagem e, por isso, é importante saber como ganhar controlo da experiência em loja, e é aqui que o merchandising é relevante.

Uma boa estratégia de merchandising envolve conhecer o comportamento do consumidor em loja. Através deste estudo, é possível planear todos os aspetos a desenvolver em loja para obter os melhores resultados. A estratégia implica responder a questões como: “Que SKU’s colocar em loja? Onde colocá-los? Que promoções fazer?”, entre outras. Esta abordagem é importante para a ativação da marca e, desta forma, convencer os consumidores a comprarem.

Uma estratégia de sucesso envolve determinar os pontos críticos em loja, que necessitam de ser controlados e otimizados para ultrapassar a concorrência. No caso de produtos como as pastilhas elásticas, por exemplo, isto pode significar estarem colocadas na caixa de pagamento. Após a identificação dos pontos críticos é importante refletir acerca da atmosfera do ponto de venda. Esta influencia a perceção dos consumidores em loja, influenciando a sua decisão, sendo um dos fatores ao nível do ponto de venda que mais influencia o padrão de consumo. A disposição dos produtos, é outro fator relevante ao nível do ponto de venda. Uma boa estratégia para impulsionar as vendas é recorrer a estratégias de up-selling.

Um dos fatores mais críticos de uma estratégia de merchandising é a equipa de vendas. Para a estratégia ser bem-sucedida, é importante que a equipa de vendas seja devidamente formada nesse sentido e que esteja a par das tendências de merchandising.

A exceder dispõe de equipas de vendas altamente especializadas que atuam ao nível do ponto de venda no que concerne ao merchandising, obtendo sempre excelentes resultados.

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