O impacto do e-commerce!

posted in: Uncategorized | 0

Nova1

Cada vez mais, assistimos a um maior número de comentários relacionados com o impacto do comércio online, no mundo das vendas. Muitos afirmam que ao longo do tempo os consumidores têm vindo a mudar os seus hábitos de consumo, abandonando as lojas físicas em detrimento do comércio online, acreditando mesmo que muito em breve as lojas físicas serão substituídas no seu todo.

Lamentavelmente, tais afirmações não correspondem à realidade, servindo apenas para assustar grande parte das empresas, que muitas vezes entram em pânico.

Não há dúvida, que a tecnologia digital tem vindo a transformar a indústria. Aliás, como já referimos anteriormente, os dispositivos digitais estão a mudar a forma como os clientes descobrem, avaliam e utilizam os seus produtos. Também é verdade, que cada vez mais a interação com o cliente acontece de modo online, com um crescimento de cerca de 6% ao longo dos últimos anos.

Embora a taxa de crescimento seja bastante atraente, a mesma tem vindo a diminuir cerca de 30% ao ano desde o início da década de 2000, para menos de metade. Se a tendência se mantiver, as vendas online vão aumentar de 11% para cerca de 18% em 2030, com maiores aumentos na indústria da música e com menor na indústria alimentar.

Para além de 18% ser um número significativo, não é o suficiente para colocar fim às lojas físicas. Cerca de metade das vendas online estão a ir para retalhistas com lojas físicas, que controlam entre 94% a 97% do total de vendas.

Com isto, podemos concluir que quem mais beneficia, são as empresas que integram o melhor de ambos (o mundo digital e físico) desfrutando de vantagens significativas.

Sendo os sites e aplicativos móveis mais que um veículo de encomendas online, são portas de entrada para as lojas.

Assim como as lojas não são apenas salas de exposição, são zonas onde o cliente tem a oportunidade de entrar em contacto com os produtos, onde pode obter ajuda de especialistas e muito mais. Exemplo disso, são empresas que começaram apenas no mundo online e hoje tem vindo adicionar lojas físicas ao seu negócio.

http://blogs.hbr.org/2014/08/e-commerce-is-not-eating-retail/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *