Gestão de tempo: 8 dicas essenciais!

 

Todos nos debatemos cada vez mais com o paradigma de mais trabalho e menos tempo. A verdade é que muitas vezes é tudo uma questão de organização e boa gestão do tempo.

Para realizar uma gestão de tempo eficiente há que ter sempre em mente uma regra de ouro: trabalhar melhor, não significa trabalhar mais tempo.

A produtividade de cada um está nos resultados que advêm do seu trabalho, quanto maior for a qualidade do que faz, mais valor terá o seu trabalho.

O tempo dedicado a cada tarefa deve ser variável, consoante a exigência da mesma. Não fique demasiado tempo numa tarefa sem necessidade.

Assim, deixamos 8 dicas essenciais para quem quer melhorar a sua gestão de tempo:

 

1 FAÇA UMA LISTA DE TAREFAS DIÁRIAS

No início de cada dia faça uma lista das tarefas que tem de realizar e organize-as por prioridade. Realize uma tarefa de cada vez, não acumule, nem tente fazer tudo ao mesmo tempo.

 

2 COMECE PELAS TAREFAS MAIS COMPLICADAS LOGO DE MANHÃ

De manhã o nosso corpo está mais ativo e o foco é maior, por isso aproveite para realizar as tarefas mais complicadas e demoradas e distribua as restantes tarefas ao longo do dia. Deixe as tarefas mais prazerosas para realizar ao final do dia.

 

3 DELEGUE OU PEÇA AJUDA

Nem sempre é fácil dar conta de todas as tarefas que temos para cada dia, mas o melhor será delegar o que puder, ou pedir ajuda quando necessita.  

 

4 FAÇA PAUSAS ENTRE TAREFAS E REUNIÕES

Ao realizar pausas entre tarefas o seu corpo e mente descansam. Este é um passo importante para que consiga focar-se rapidamente na próxima tarefa. Além disso, é uma forma de evitar andar atrasado entre reuniões ou compromissos.

 

 

5 ELIMINE DISTRAÇÕES

Hoje em dia somos constantemente bombardeados com diversas distrações, sejam chamadas; e-mails; ou colegas, tudo pode contribuir para diminuir a nossa produtividade.

Tente ao máximo eliminar estas distrações quando realiza uma tarefa, principalmente se esta for urgente. 

Uma forma de o fazer pode ser deixar o telemóvel na sala do lado durante um tempo definido, ou mudar-se para uma sala sozinho sem ninguém para o distrair.

 

6 MANTENHA-SE ORGANIZADO

Pode recorrer a uma agenda  ou a um calendário online, esta última consideramos que seja a melhor opção, já que  pode aceder em diferentes dispositivos.  É importante manter o registo da sua organização diária para que não lhe escape nada e possa gerir de forma mais eficiente o seu tempo.

 

7 SAIBA DIZER NÃO

Muitas vezes queremos ajudar os outros, na maior parte das vezes é importante conseguirmos apoiar os outros quando precisam, já que um dia poderemos ser nós. Contudo, não deixe que isso se torne numa rotina e, jamais, deixe que as tarefas dos outros prejudiquem as tarefas importantes que tem para realizar.

Saber dizer não pode parecer difícil ou errado, mas é importante conseguir fazê-lo quando tem mesmo que ser.

 

8 JUNTE AS TAREFAS PARECIDAS

Aproveite para realizar as tarefas mais parecidas umas a seguir às outras. Desta forma, quando muda de uma tarefa para a outra o seu cérebro já está dentro da mesma lógica de pensamento e não vai demorar tanto tempo a adaptar-se.

 

 

Na exceder procuramos apoiar os nossos vendedores e supervisores com ferramentas que auxiliam a gestão de tempo e a realização das diferentes tarefas diárias.

No seu dia-a-dia procure adotar algumas destas sugestões e verá a diferença!

 

Se precisar de ajuda neste campo junto da sua equipa de vendas, contacte-nos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *