O que deve ter no seu CV Comercial?

Como cada área tem as suas particularidades, hoje queremos responder às suas dúvidas: O que deve o seu CV incluir para ter maiores possibilidades de ser chamado para uma posição de comercial?

Clientes e Setor

Refira os clientes/marcas para as quais desempenhou funções comerciais e o setor especifico.

É um dos pontos mais procurados num currículo e no perfil de um candidato – a experiência com uma determinada área ou setor e não apenas a experiência comercial em si.

Números e Valores

Mais importante do que referir as suas funções e o tempo que trabalhou em cada local, o seu CV deve demonstrar o impacto que teve para a empresa ou marca.

Refira, por exemplo, o número de marcas que conseguiu impactar e tornar clientes da sua empresa  ou mesmo a faturação adicional que você e a sua equipa comercial trouxeram para a sua marca. Não se esqueça que o seu objetivo é evidenciar as suas qualidades enquanto profissional de vendas!

Dê atenção aos detalhes

Seja claro e sucinto uma vez que não é uma vantagem ter um currículo demasiado extenso com duas ou três páginas, mas opte sempre por mostrar o impacto que teve no projeto, o impacto das suas decisões, as mais vaias da empresa e as tarefas que desempenhou.

Por exemplo, não refira apenas que foi promotor da marca X durante 2 meses – diga que desenvolveu essa tarefa um mês na zona de Lisboa e outro mês na zona do Porto, que a marca X era marca líder na categoria e que foi a segunda maior campanha da marca no nosso país.

Para além da área comercial…

Apesar do currículo ser quase uma fotografia da sua experiência e das realizações profissionais, é sempre bom incluir algum tipo de conhecimento fora da sua área (como um workshop ou pequeno curso numa área diferente do ramo comercial e das vendas) e os hobbies que tenha na sua semana.

Por um lado, mostra o seu conhecimento e interesse para além desta vertente; por outro, mostra que tem uma boa gestão de tempo para conciliar hobbies ou estudos.

Imagine que pratica há alguns anos algum tipo de desporto mas que nunca teve experiência comercial nesse setor? O facto de ter conhecimento nessa matéria pode ser um fator para o seu CV não ficar de parte numa segunda fase de candidaturas.

Criatividade

Não se pode esquecer que a estrutura e a forma como apresenta o seu currículo é a primeira coisa que vai ser tida em conta quando olharem para o seu currículo, mais do que as informações nele presente.

Queira ter um CV com um aspeto clean, organizado de forma cronológica, por grupos, desde os estudos à experiência profissional. Acima de tudo, queira dar alguma cor e elementos visuais ao documento, desde as margens ou títulos à sua fotografia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *