Como ser produtivo no trabalho?

O dia tem 24 horas e, por isso, é importante aproveitar ao máximo. Por vezes, chegamos ao fim do dia insatisfeitos pelo facto de não termos feito tudo o que pretendíamos. Porque é que isto acontece? Os motivos são variados, o foco em falhanços, má gestão de prioridades…enfim uma panóplia de possibilidades. Revê-se neste cenário? Não desespere! Estamos aqui para ajudar 

Como a vida não é só trabalho, é preciso conseguir obter o máximo de produtividade durante um dia de trabalho, a fim de se evitar as tais horas extraordinárias, sugerimos aqui 5 dicas:

1.Priorizar as tarefas

Uma boa dica para aumentar a produtividade é gerir a prioridade das tarefas. Para tal, pode-se dividir as tarefas em categorias: crítica, importante, mais tarde e mais cedo. A categoria crítica, tal como o próprio nome indica, é a mais urgente, ou seja, é tudo o que tem de ser feito hoje ou não se pode sair do trabalho. As tarefas importantes são aquelas que se têm de fazer nos próximos dias ou sofre-se uma consequência, como perder dinheiro, por exemplo, e ninguém gosta de perder dinheiro. As restantes tarefas, posteriormente, são categorizadas como a serem realizadas mais cedo ou mais tarde.

2. Reduzir as multi-tarefas

Estamos na era do multi-tasking mas, por vezes, fazer mais do que uma tarefa ao mesmo tempo  pode ser mais prejudicial do que benéfico. Estudos recentes demonstram que pessoas que tentam fazer duas ou mais tarefas em simultâneo acabam por se distrair e prejudicar o desempenho no trabalho, por isso, cuidado com as multi-tarefas. A melhor solução é terminar uma tarefa e siga para a outra!

3. Manter uma lista de tudo o que está em espera

Através de uma lista de tudo o que está em espera, asseguramo-nos de que nada importante nos irá escapar e assim não terá que se preocupar com as pessoas de quem está a depender e poderá focar-se nas suas tarefas.

4. Peça ajuda

A ajuda é algo que todos precisamos alguma vez na vida. A nível profissional, é essencial pedir ajuda, muitas vezes sentimos que não temos confiança suficiente ou, de certa forma, minimizados por estarmos a pedir ajuda aos colegas. É preciso ultrapassar estas barreiras, por isso esqueça essas ideias! Há tarefas que têm uma dimensão significativa e que são mais complexas, exigindo mais do que uma pessoa e, neste sentido, é importante trabalhar em equipa. Facilite a sua vida e peça ajuda!

5. Foque-se nos pontos positivos

Errar, todos erramos, mas não nos podemos focar única e exclusivamente nisso, é prejudicial ao nosso desempenho e afeta-nos ao nível da produtividade. Pode parecer algo simples, mas na verdade, ser mais positivo aumenta a produtividade. Foque-se em todas as vezes que contribuiu para a sua equipa de forma positiva, de certeza que são mais do que imagina. É simples, seja positivo, aumente o seu astral e a sua produtividade irá disparar!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *