Como encontrar o candidato certo

A rotatividade é um dos principais fatores que leva à desmotivação das pessoas numa empresa. Para evitar este transtorno e fomentar um melhor espirito organizacional é importante saber escolher o candidato certo para o cargo certo.

Acertar à primeira pode ser difícil, mas há, pelo menos, 3 passos a ter em conta na hora de recrutar.

 

1º passo: Definir uma estratégia de recrutamento.

Este é o passo mais basilar de todo o processo de recrutamento.

É importante que a estratégia de recrutamento seja o mais completa possível. Para isso, comece por definir o seu candidato-alvo, conhecer os seus hábitos de procura de emprego e quais os melhores meios a utilizar para os contactar.

Procure saber o que possíveis candidatos pensam sobre a sua empresa e trabalhe para que essa opinião seja o mais favorável possível.

Para garantir que tem uma estratégia bem estruturada certifique que consegue avaliar e medir os resultados obtidos ao longo de todo o processo de recrutamento.

Este é o primeiro passo para que consiga perceber se está na direção certa. Se aquilo que definiu está a ser cumprido e se os objetivos estão a ser alcançados, então estará num bom caminho.

 

2º passo: Preparar as entrevistas

Após selecionar os candidatos é importante saber o que irá pesar na sua tomada de decisão. Nesta fase, muitas empresas sabem o perfil que procuram, mas nem sempre fazem as perguntas corretas.

Pare, pense e estruture um conjunto de questões adequadas às características que pretende avaliar nos seus candidatos.

Só com uma boa entrevista é que, tanto o recrutador, como o candidato, poderão ter confiança e informação suficiente para a tomada de decisão.

 

 

3º passo: Esteja atento aos pormenores

A forma de estar de um candidato durante as entrevistas, a maneira como comunicam e participam podem ser bons indicadores para perceber se será o candidato certo.

Perceba se o candidato se preocupa com a primeira impressão que vai deixar. Chegar atrasado, ignorar e-mails, demorar dias a dar feedback ou não conhecer a empresa a que se candidata pode indicar que esta é uma pessoa descuidada.

Alguns pormenores podem ser explorados através de questões específicas sobre aspetos da personalidade que levem o candidato a pensar fora das respostas previamente preparadas.

 

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