Bom líder: Como o ser?

Ser um bom líder passa por conseguir descobrir o que há de único em cada indivíduo da sua equipa e potenciá-lo da melhor forma possível.

Cada um lidera da sua forma, apesar de poderem existir estilos de liderança mais parecidos ou contrastantes, o importante aqui é que o seu modo de liderar consiga orientar a equipa ao resultado pretendido, mantendo as pessoas motivadas.

Para conseguir isto há algumas palavras-chave que deve seguir regularmente e que o ajudarão a conseguir uma equipa que acredita e confia em si.

COMPROMISSO

Primeiro deve ser o exemplo, comprometer-se com o trabalho, com os objetivos e verá que a sua equipa se sentirá mais motivada para seguir os seus passos.

REPARTIR ESFORÇO

Enquanto líder de uma equipa deve garantir que o esforço pelo alcance dos resultados é repartido por toda a equipa. Caso não faça bem esta gestão corre o risco de ter elementos desmotivados e a sentirem-se injustiçados por lhes ser exigido mais do que aos restantes membros da equipa.

ACOMPANHAMENTO E FEEDBACK

Todas as pessoas gostam de saber como está a ser o seu desempenho. Mais do que dar feedback regular, deve ir mais além e procurar acompanhar cada um dos elementos da sua equipa relativamente ao seu desempenho e à sua integração geral. Aproveite para ter reuniões individuais e inclua alguma formação personalizada consoante as necessidades de cada um.

INVESTIR EM SI E NOS OUTROS

É importante nunca descurar da sua própria formação e aprendizagem. Ter o cuidado de reconhecer que tem sempre por onde melhorar leva-o a tornar-se melhor naquilo que faz, bem como incentiva a sua equipa a querer ser melhor também.

PLANEAR E ADAPTAR

Tenha sempre um plano de como irá potenciar o melhor de cada um dos membros da sua equipa. Não tenha medo de refazer constantemente esse plano, de acordo com as expectativas de crescimento de todas as pessoas da sua equipa.

Adaptar a sua equipa e o seu plano ao que cada um procura, de forma a continuar a alcançar os objetivos pretendidos é exatamente aquilo que um líder deve fazer constantemente.

Estes são alguns pontos-chave que grandes líderes tendem a seguir, para além de todas as características que costumam evidenciar, pois são formas de manter a equipa motivada, comprometida e com confiança em quem os está a orientar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *