8 Dicas para atingir as suas Resoluções Anuais (vendas)

Com a entrada do novo ano, vêm novas metas, novos objetivos e novas resoluções, não só a nível pessoal como também a nível profissional.
Neste artigo vamos dar-lhe 8 dicas para que consiga atingir todas as suas metas profissionais e se tornar um melhor vendedor.

1. Planeamento

Falhar a preparar, é preparar para falhar.

O planeamento é fundamental e daí também aparecer em primeiro lugar na nossa lista.
Um bom planeamento passa pelo agendamento de reuniões, definição de rota a cumprir, ter em mente os objetivos a cumprir em cada loja e como abordar cada situação com o cliente.
Ser organizado é muito importante não só para si, como vendedor, para saber com antecedência o que tem a fazer, como para a sua imagem perante os clientes.

2. Siga um processo

O primeiro erro que um vendedor pode cometer é assumir que o seu poder de persuasão é o suficiente para fechar a venda.
De facto, a persuasão é uma característica importante de um vendedor e deve ser usada ao longo da visita, mas para uma venda acontecer mais naturalmente o vendedor deverá seguir o processo de vendas definido pela empresa. Ter um processo e segui-lo ajuda-o também a prever certos comportamentos do cliente e a saber como agir em conformidade.
Diferentes áreas têm diferentes processos e cada empresa é individual nesta parte, mas há alguns passos comuns essenciais que devem ser respeitados e cumpridos como a introdução, o acompanhamento do cliente e o fecho da venda.

3. Aprenda com quem sabe

Aprender é algo que nunca devemos deixar de fazer ao longo da nossa vida e com o mundo e o consumidor a evoluir constantemente, é necessário o vendedor evoluir a sua técnica também.
Quer seja um vendedor há pouco tempo ou com muitos anos de experiência, deve sempre apostar em formações que lhe acrescentem algo de novo.
Outra opção que poderá fazer é acompanhar outros vendedores mais experientes e aprender a sua técnica e abordagem.

4. Conheça o seu produto

Não há nada que inspire mais confiança do que um vendedor que sabe exatamente o que está vender.
Para tal, especialize-se em tudo o que há a saber sobre o seu produto ou serviço – faça questão de saber todos os detalhes essenciais – para transmitir confiança para o cliente e conseguir fechar a venda mais facilmente.

5.Tenha Empatia

Conhecer o seu produto ou serviço é importante mas conhecer o seu cliente é fundamental. Saber como o seu cliente reage a diferentes propostas ajuda-o a antever o que fazer em cada situação.
Mostre-se interessado por conhecer mais o lado do seu cliente e transmita empatia pelas suas dificuldades.
Criar uma conexão com o seu cliente é importante para o bom relacionamento com o ponto de venda e ajuda muito no processo de venda.

6.Seja honesto

Na cultura em que vivemos, ainda está muito presente uma conotação negativa associada à profissão vendedor. É óbvio que nem todos os clientes vão achar que lhes estão a enganar, mas convém ter sempre esta possibilidade em mente.
Por este motivo, é imperativo dizer a verdade e ser sempre honesto com os seus clientes, mesmo que isso lhe prejudique algumas vendas.
Não se esqueça que pode perder uma venda hoje e conseguir outra amanhã, mas se perder a confiança do cliente, com certeza não há ganhará de volta facilmente.

7.Aprenda a ouvir

Ninguém gosta de ser a pessoa abordada pelo vendedor que nem sabe se gostamos ou não do produto e já está a tentar fechar a venda.

Ouvir o cliente e fazer-lhe as perguntas certas é quase mais importante do que a parte da venda do produto. Ao perguntar e mostrar o tempo e interesse pelo o que o cliente tem a dizer mostra empatia e ajuda a criar uma melhor relação com o cliente. Por este motivo é importante ouvir todas as dúvidas, problemas e objectivos que o cliente tenha para que depois possa prontamente ajudar.

8.Lute pelo sucesso dos seus clientes

O instinto de um vendedor é trabalhar para as suas vendas, quantas mais melhor. No entanto, um excelente vendedor preocupa-se alem das suas vendas e foca-se no sucesso do seu cliente.
O sucesso do seu cliente é o seu sucesso, pois quanto mais ele vender, irá também comprar. Assim, tenha em conta os interesses do seu cliente e ajude-o, quer seja por merchandising ou posicionamento da marca, a melhorar as suas vendas.

Agora que tem as ferramentas necessárias para ser um bom vendedor, experimente implementar uma a uma e a trabalhá-las diariamente.

Na exceder, contamos com 18 anos de experiência na gestão de vendas e trabalhamos em variados sectores. Para saber o que podemos fazer pela sua empresa, contacte-nos em www.exceder.pt.

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