A importância da autenticidade e as suas características

Com a evolução tecnológica a cultura tem sofrido alterações drásticas a nível global. Estamos perante uma sociedade em que os valores se vão adaptando a pessoas tecnologicamente (e egocentricamente) ativas, mais vaidosas, mais preocupadas em mostrar, do que em ser. O status ganhou uma dimensão enorme e a influência no nosso ego por vezes traz o pior de nós ao de cima, principalmente a nível profissional. É mais importante seguir a multidão do que ter valores morais. Os meios justificam os fins (já dizia Maquiavel).

Mas a autenticidade não está perdida. Entenda melhor as pessoas que estão à sua volta e fique a conhecer alguns sinais que indicam que uma pessoa é autêntica pois essas pessoas têm um papel importante no nosso ambiente de trabalho. Saiba se é uma destas pessoas e se está rodeado delas. Se não for o caso, trabalhe para isso!

Pessoas autênticas são…

Introspetivas

Se vivemos para o que os outros pensam de nós, vivemos para nós e para o nosso umbigo. Assim não há como ser autêntico. Temos de pensar em nós, sim, mas como pessoa individual que se conhece melhor do que ninguém. Só chegamos lá através da autorreflexão. Esta introspeção é essencial para podermos pensar sobre o porquê de seguir os outros em vez de viver a própria vida. Seja confiante o suficiente para não precisar da atenção e opinião dos outros, seja autossuficiente e confiante!

Emocionalmente conscientes

O coração está saudável e forte para continuar! Isto porque uma pessoa autêntica tem uma consciência emocional elevada, ao contrário das pessoas superficiais que precisam de aprovação de outros. São pessoas confiantes e que se podem tornar grandes líderes.

Fortes em carácter

Autêntico sem carácter, não existe! Não dizem coisas sem intenção, promessas que sabem não poder cumprir e a integridade é a moral da história! Isto leva a que as pessoas tenham uma grande tendência para confiar nelas, sentem que a sua palavra chega.

Quem melhor ouve!

Tem carácter e sabe ouvir, está claro. Sendo uma pessoa confiante, não se sente atacada quando alguém discorda da sua opinião, ouve primeiro e depois reflete sobre o assunto pois quem ouve, aprende.

Transparentes

Mente aberta, comunicação aberta. Acreditamos que a transparência está na génese de uma pessoa autêntica.

Seja seguro e não convencido. Os seguidores acabam por estar sempre na defensiva, isto porque têm uma sensibilidade elevada no que diz respeito a críticas. É autêntico, então não tem medo dos erros nem foge das suas fraquezas porque sabe que todos as temos, ninguém é perfeito!

Team work style!

Como são pessoas que transpiram confiança e sensibilidade, são orientadas para o trabalho de equipa. Sabem como ninguém respeitar a opinião da equipa sem impor as suas ideias. As pessoas sentem-se respeitadas devido em parte à sua capacidade de adaptação.

Seja autêntico, visionário, não basta projetar nos outros o que achamos que seria bom para nós. Na exceder tentamos ao máximo recrutar pessoas com um perfil idêntico, pois o trabalho flui melhor quando com este ambiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *