10 Qualidades Essenciais de um Vendedor

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Quer ser um excelente vendedor mas não sabe por onde começar? Aqui está uma checklist para entender quais as qualidades de um bom vendedor

Nós acreditamos que todo vendedor de verdade tem o espírito empreendedor, que os transforma em pessoas altamente movidas por desafios e altamente motivadas, proativas e por isso atingem grandes resultados.

Acreditamos, aí se definir quais as qualidades de um bom vendedor, ser impossível uma pessoa se tornar um grande vendedor, se antes de mais nada, ele não seja um grande empreendedor e uma pessoa ávida por desbravar novos caminhos.

Dito isso, vamos começar a traçar os traços essenciais dos campeões de vendas: se você quiser ser um grande vendedor, precisa começar a implementar esses hábitos em seu dia-a-dia.

Quais as qualidades de um bom vendedor

#1. Procura oportunidades

bom vendedor é aquele que procura oportunidades, tenta entender as reais necessidades dos seus clientes e apresenta soluções que ajudam a melhorar a vida dos clientes.

O que um bom vendedor precisa é de estar sempre pronto para dizer o que a sua empresa pode fazer para ajudar o cliente. Está sempre disposto a ouvir e descobrir se o cliente realmente tem o perfil ideal e como é que ele pode fazer o cliente ser bem-sucedido.

#2. Persistência

É importante distinguir a diferença entre persistência e teimosia.

Uma coisa é conhecer bem as oportunidades e ser persistente, porque acredita que o cliente tem potencial, perfil e capacidade para contratar a sua empresa ou comprar o seu produto.

Outra coisa é querer que alguém compre o seu produto independentemente de ter potencial, apenas porque acha que ele pode ou deve comprar, sendo que ele realmente não vai comprar.

No primeiro caso temos a persistência – a ideia de que conhecemos a necessidade do cliente e o que vendemos é aquilo que ele precisa. Por outro lado, a teimosia, que é insistir, sem argumento, numa coisa que muitas vezes não tem lógica ou razão.

Seja persistente. Não confunda com teimosia.

#3. Lealdade

Bons vendedores são comprometidos com o que vendem, acreditam no seu produto e o defendem com unhas e dentes porque sabem o valor que ele representa.

Não é apenas gostar do que faz, ou dar o sangue pela empresa, ou vestir a camisola. Lealdade é realmente acreditar que a empresa tem algo de útil para acrescentar na vida dos clientes e por isso defende as suas ideias, os seus produtos com os clientes.

#4. Riscos calculados

Bons vendedores sabem correr riscos calculados e definir o valor de cada risco. Eles não se atiram a qualquer oportunidade que aparece. Nem tentam agradar a todos.

Saber arriscar no momento certo, estando ciente do valor que seu produto pode agregar para as pessoas é uma das principais características do vendedor, que só é possível ter se confiar realmente no que vende.

#5. Procura informações

Uma qualidade importante de um vendedor é nunca cansar de se aperfeiçoar. Ele deve procurar aprender e usar os novos conhecimentos a favor das suas habilidades de vendas para aumentar a sua efetividade nos negócios.

Um campeão de vendas é um eterno estudioso que quer aprender cada vez mais e usar os seus conhecimentos a favor das vendas.

E para isso, o aperfeiçoamento é algo contínuo que nunca pode ser esquecido.

#6. Contar histórias

Todos sabemos que as histórias são fundamentais para o sucesso dos negócios. A história cria uma conexão entre o emissor e o receptor para que esse perceba os benefícios do produto e serviço de uma empresa.

Pessoas compram histórias. Qual é a história que o seu produto tem para contar para o seu mercado? Como é que o seu produto muda a realidade do seu cliente? Crie uma história para o seu produto criar uma conexão emocional com o seu público.

#7. Ter metas

Grandes vendedores têm grandes metas. E são elas que os ajudam a continuar a trabalhar e a acreditar perante os desafios constantes de vendas.

Estabeleça metas grandiosas para grandes objetivos e lute diáriamente para conseguir atingi-las. Ninguém, por mais competente que a pessoa seja, pode ser maior do que suas metas.

#8. Planeamento

Apesar de parecer uma palavra de pouca importância no dia-a-dia de muitos vendedores, o planeamento é uma grande arma se souber usá-lo a seu favor.

O que um bom vendedor precisa ter é está noção de planear a sua rotina para tirar o maior proveito das suas capacidades e dos seus contactos.

É impossível ser um grande profissional, independente do que faz, se não souber planear a sua rotina, o seu dia-a-dia para cumprir as suas metas.

#9. Networking

Bons vendedores sabem que sem uma rede de contacto eficiente não são nada. É a sua rede de networking que vai permitir que ganhe reconhecimento dos seus negócios, depoimentos de clientes que reforçam os seus próximos negócios, e pessoas que conhecem a fundo seu trabalho.

Dito isto, é importante cultivar seus contactos, porque a melhor maneira de se fazer negócios é através das referências. As referências são uma forma das pessoas gerarem negócios de maneira segura porque sabem que não estão a fazer negócios com pessoas desconhecidas.

#10. Autoconfiança

Muitas vezes, o negócio que achava garantido pode não funcionar. Muitas vezes, um cliente que disse que ia fechar deixa o projeto de lado.

Com isso, o vendedor vai começar a duvidar da sua capacidade de que pode realizar negócios e que realmente está capacitado a cumprir com seus objetivos.

Mas, é nesse momento que é preciso ter autoconfiança e saber o seu verdadeiro potencial para realizar coisas. É justamente a autoconfiança que vai permitir ao vendedor não desistir nem desanimar dos obstáculos que tem pela frente.

Se não confiar em si, os outros não irão.

Nesta altura tão incerta e vulnerável para os negócios, é essencial ter os parceiros ideais ao seu lado. Por esse motivo, pode contar com a exceder como seu parceiro na gestão de vendas. Desde gestão de equipas de venda, de ponto de venda ou ações táticas, estamos disponíveis para o apoiar.

Viu o nosso artigo anterior? Pode ler o nosso artigo sobre A Importância da ação comercial nas vendas em tempos de Covid-19.

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